Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

DSEI Médio Rio Purus vacina contra a raiva cães e gatos de aldeias da região

Escrito por Tatiana Teles | | Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 18h21 | Última atualização em Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 18h21

No Polo Crispim, ação contou com a ajuda das crianças para identificar todos os animais da comunidade

A equipe de controle de endemias do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus (DSEI MRP), desenvolveu, nos primeiros dias de dezembro, uma ação de imunização antirrábica de cães e gatos nas aldeias da região. A busca ativa de animais de estimação se deve à notificação de dois casos suspeitos de raiva humana, em novembro, na Reserva Extrativista do Rio Unini, após 15 anos sem registro de casos da doença no Estado do Amazonas.

No dia 16 de dezembro, a ação de imunização chegou ao Polo Crispim, que concentra a maior parte da população atendida pelo DSEI MRP. Após cinco horas de viagem de barco, a partir da sede do Distrito, em Lábrea, o agente de controle de endemias Eliéser Alves conseguiu encontrar todos os animais a serem imunizados com a ajuda de cerca de 30 meninos e meninas da comunidade, o que acabou se tornando uma divertida brincadeira. Com esta ajuda voluntária e essencial, o técnico conseguiu imunizar todos os bichos de estimação, ajudando a prevenir uma doença fatal e para a qual ainda não há cura, apesar do registro de três casos de sobrevivência à doença no mundo, todos com sequelas permanentes.

De acordo com o responsável técnico em endemias do DSEI MRP, Cidcley Mendes, esta é a primeira atuação dos agentes com o foco na prevenção da raiva. Em ação autônoma, o DSEI pactuou com a Secretaria Municipal de Saúde de Lábrea (AM) a utilização das doses de vacina antirrábica voltadas para proteção das comunidades indígenas e de difícil acesso. As próximas ações estarão condicionadas à disponibilidade da vacina. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Estado do Amazonas recebeu, entre janeiro e novembro de 2017, quase 25 mil doses de vacina antirrábica humana e 490 mil doses de vacina antirrábica canina.

Por Rafael Marshall, do Nucom Sesai
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3174/3580

Fim do conteúdo da página