Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página

SESAI intensifica ações de saúde bucal nos Distritos Indígenas do AC e MT

Escrito por André | | Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2018, 17h35 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2018, 15h00

Ações foram focadas em investimentos para aquisição de novos equipamentos e promoção de capacitações para qualificação do atendimento às comunidades indígenas

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), tem intensificado ações e estratégias com meta a ampliar a oferta de serviços, mediante a aquisição de equipamentos, bem como melhorar a qualificação profissional para as diversas ações de saúde bucal junto às comunidades indígenas.

Box Title
Foto: DSEI-ARJ/DivulgaçãoO DSEI Alto Rio Juruá (AC) adquiriu 10 consultórios odontológicos portáteis completos

Como parte desse esforço, o DSEI Alto Rio Juruá (AC) adquiriu, na última semana, 10 consultórios odontológicos portáteis completos. O material é composto por cadeira odontológica, compressor de ar e geradores portáteis, além de conjunto de canetas odontológicas, fotopolimerizadores, destiladores de água, seladoras  e ultrassom. Os equipamentos ajudarão nas atividades de oito polos base, que atendem mais de 17 mil indígenas no estado do Acre.

A incorporação do uso dos consultórios odontológicos portáteis faz parte do Programa “Brasil Sorridente Indígena”, sendo uma das estratégias adotadas com o objetivo de ampliar o acesso e a qualidade do atendimento odontológico prestado, permitindo que as ações de saúde bucal sejam realizadas na aldeia, mesmo em localidades remotas e de difícil acesso.

Segundo a odontóloga, que atua como referência técnica de saúde bucal do DSEI ARJ, Daiane Abreu de Oliveira, a aquisição desses equipamentos vai ampliar e qualificar a rede de atendimento nas aldeias indígenas. “Com esses novos materiais, vamos oferecer um número maior  de procedimentos odontológicos, que antes não era possível, sem falar no conforto e facilidade para o trabalho dos profissionais e o atendimento dos pacientes. É com esse compromisso que melhoramos a qualidade dos serviços oferecidos a população indígena”, afirmou.

Durante a entrega do material, aconteceu também a 3ª Reunião de Saúde Bucal com o objetivo de verificar, monitorar e planejar ações para o programa de Saúde Bucal da região para o ano de 2018.

Mais atividades - O DSEI Xavante realizou, entre os dias 22 a 26/1, em Barra do Garças (MT), a Capacitação em urgências e emergências médicas e odontológicas. A capacitação envolveu os dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam no Distrito. O objetivo da capacitação foi discutir a organização de serviços nas comunidades e qualificar os profissionais para melhoria na atuação das ações junto à comunidade dos povos xavante. Para contribuir, foram convidados especialistas como cirurgiões dentistas de Goiânia (GO) e do Exército Brasileiro.

Por Tiago Pegon, do Nucom Sesai
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3174/3580

Fim do conteúdo da página