Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Unicef e Sesai/MS realizam processo seletivo para estudo técnico sobre os determinantes sociais da desnutrição indígena

Escrito por André | | Publicado: Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 17h55 | Última atualização em Quarta, 28 de Fevereiro de 2018, 18h08

O prazo para envio de propostas encerra-se no dia 7 de março

Entidades ou pesquisadores interessados em participar do estudo técnico sobre determinantes sociais da desnutrição indígena têm até o dia 7 de março para submeter propostas. A iniciativa é realizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os interessados devem acessar o endereço https://www.unicef.org/brazil/pt/9137869.pdf e seguir as normas do edital para envio das propostas.

Box Title
Foto: Alejandro Zambrana/Sesai-MS

A desnutrição pode ser evitável por meio de ações adequadas de promoção à saúde

A desnutrição pode ser evitável por meio de ações adequadas de promoção à saúde

Os candidatos devem comprovar que são profissionais experientes em áreas relevantes para o desenvolvimento do trabalho. Devem apresentar no mínimo três estudos e/ou pesquisas com temática relacionada à contratação. Além disso, a coordenação do estudo deve ter experiência de trabalho em territórios indígenas e, no mínimo, 10 anos de experiência nas áreas de monitoramento, avaliação e sistematização de dados.

A proposta de trabalho será desenvolvida no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, localidade selecionada para a realização do estudo sobre os determinantes sociais da desnutrição indígena, conforme critérios atinentes à prevalência de déficit nutricional.

Importância

A desnutrição é um importante fator condicionante ou relacionado à mortalidade infantil, evitável por meio de ações adequadas de promoção à saúde, que no contexto indígena são desempenhadas pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) dos DSEIs.

Nesse cenário, a parceria entre Unicef e Sesai/MS tem como principal objetivo contribuir para a elucidação dos determinantes relacionados ao déficit nutricional das crianças indígenas, visando a  definir estratégias que garantam a segurança alimentar e nutricional e a soberania alimentar desses povos, com a consequente melhoria do estado nutricional das crianças indígenas menores de cinco anos, por meio da atuação das EMSI.

Essa parceria se realiza no contexto da Agenda Integrada de Ações da Saúde da Criança Indígena 2016/2019, que busca contribuir para a redução da mortalidade infantil por causas evitáveis, por meio de ações de qualificação da assistência e promoção à saúde, visando assegurar o direito à saúde e a qualidade de vida das crianças, mulheres e famílias indígenas.

Por Tiago Pegon, do Nucom Sesai 
Atendimento à imprensa  
(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

Fim do conteúdo da página