Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. Sesai entrega 34 caminhonetes para ações de saneamento e edificações nas aldeias
Início do conteúdo da página

Sesai entrega 34 caminhonetes para ações de saneamento e edificações nas aldeias

Escrito por Tatiana Teles | Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 12h18 | Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 14h26

Também foram adquiridas 50 vans para transporte de pacientes que precisam de tratamento fora do domicílio

Box Title
Foto: Luís Oliveira/Sesai/MS

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante entrega simbólica de 34 veículos aos DSEIs

Cerca de 775 mil indígenas de todo país serão beneficiados com a entrega de 34 veículos aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Ao todo, foram investidos R$ 3,7 milhões para aquisição dessas picapes, que serão utilizadas no acompanhamento e fiscalização de obras, além do monitoramento e controle da qualidade da água dos 2.405 sistemas de abastecimento das aldeias brasileiras. A entrega foi realizada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quinta-feira (1°/03), em cerimônia simbólica, a três coordenadores do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCondisi).

Além das caminhonetes, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/MS) também adquiriu, com um investimento de R$ 8 milhões, 50 vans, que serão utilizadas por pacientes que precisam de tratamento fora do domicílio e que ficarão à disposição das Casas de Saúde Indígena (CASAI), locais de hospedagem dos indígenas que estão em atendimento de média e alta complexidades, nas cidades.

“A compra destes veículos mostra, mais uma vez, a eficiência da gestão do Ministério da Saúde”, disse o ministro Ricardo Barros, durante a cerimônia. De acordo com o secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, a compra dos veículos foi possível graças ao remanejamento de recursos do orçamento de 2017 que estavam destinados a obras que, por sua vez, não puderam ser executadas. “Esses veículos foram prometidos durante a reunião de avaliação das ações de 2017, em dezembro passado, com participação dos coordenadores dos DSEIs e representantes indígenas, e dois meses depois já estamos entregando”, frisou Toccolini.

As 34 picapes começam a sair de Brasília nesta quinta-feira (1º/03) com destino às cidades que sediam os 34 DSEIs. Já as vans começam a ser entregues pelo fornecedor na segunda quinzena de março e, tão logo sejam emplacadas, seguem para as CASAIs contempladas. “Esses carros vieram em ótima hora, porque no meu DSEI os que precisam de tratamento de média e alta complexidade têm que se deslocar de Lábrea, no Amazonas, para Porto Velho, em Rondônia, e não tem linha de ônibus todos os dias”, afirmou Erivelton Apurinã, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Médio Rio Purus, no oeste do Amazonas.

Por Beth Almeida, do Nucom Sesai 
Atendimento à imprensa  
(61) 3315-3580 / 2745 / 2351

Fim do conteúdo da página