Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Parintins realiza encontro para debater a preservação de recursos hídricos
Início do conteúdo da página

DSEI Parintins realiza encontro para debater a preservação de recursos hídricos

Escrito por André | Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 15h05 | Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 15h05

Roda de conversa em comemoração ao Dia Mundial da Água chama a atenção para ações de abastecimento de água e vigilância ambiental em localidades indígenas da região

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins realiza, entre nos dias 22 e 23 de março, em Parintins (AM), uma Roda de Conversa sobre o tema “A importância da Preservação dos Recursos Hídricos para Prevenção de Doenças com ênfase na Saúde Indígena”.

O evento em comemoração ao Dia Mundial da Água tem o objetivo de intensificar as ações voltadas à educação em saúde e meio ambiente e garantir o pleno desenvolvimento das ações de abastecimento de água e vigilância ambiental em localidades indígenas da região.

Durante o encontro, profissionais do DSEI, lideranças indígenas e convidados de outras entidades terão espaço para um diálogo sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para prevenção de doenças.

O evento, que é idealizado pela equipe de saneamento do DSEI Parintins, também visa intensificar as informações sobre os cuidados com a manutenção de sistemas de abastecimento de água e a aplicação de boas práticas, principalmente nas comunidades indígenas.

A ação faz parte das metas pactuadas no Plano Distrital de Saúde Indígena – PDSI 2016 - 2019, que contempla Oficinas de Capacitação da Vigilância Ambiental, o Monitoramento e Controle da Qualidade da Água em área indígena, conforme a Portaria n° 2914/2011, com o objetivo de intensificar ações de Saneamento Ambiental nas aldeias que apresentam incidência de doenças por veiculação hídrica.

O DSEI Parintins, localizado no leste do estado do Amazonas, abrange quatro municípios (Barreirinha, Nhamundá, Maués e Parintins), atendendo 120 aldeias e contando com 12 polos base. A água para as aldeias vem de 41 Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), que atendem uma população de cerca de 16 mil indígenas das etnias Sateré-Mawé e Hixkaryana.

SERVIÇO:

Roda de conversa – Dia mundial da água. Tema: “A importância da Preservação dos Recursos Hídricos para Prevenção de Doenças com Ênfase na Saúde Indígena”.

Data: 22 e 23/03/2018, das 8h às 17h.

Local: Escola CETI, localizado na Rua Fausto Bulcão, n° 475 e na Casa de Saúde Indígena – CASAI Parintins.

 Por Tiago Pegon,  do Nucom Sesai
Atendimento à imprensa 
(61) 3315-2861/3580

Fim do conteúdo da página