Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página

DSEI Vilhena (RO) discute planejamento das ações previstas no PDSI

Escrito por Tatiana Teles | | Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 18h58 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 18h59

Encontro objetivou realinhar os processos de trabalho nos Polos-Base e pactuar resultados previstos, até 2019, no Plano Distrital de Saúde Indígena

Box Title

Crédito: Divulgação Sesai/MS

Reunião do DSEI Vilhena com foco em ações do Plano Distrital de Saúde Indígena (PDSI /2018-2019)

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena realizou, nos dias 27 e 28/3, uma reunião técnica para tratar do planejamento das ações previstas no Plano Distrital de Saúde Indígena (PDSI /2018-2019). O encontro aconteceu na cidade de Cacoal (RO) e contou com a participação de profissionais de saúde dos Polos-Base de Juína, Aripuanã e Cacoal.

O Plano Distrital de Saúde Indígena é considerado a principal ferramenta do controle social. Sua construção se dá por meio da participação coletiva de conselheiros de saúde e membros de todas as comunidades indígenas da região. Nele estão apontadas as principais necessidades de saúde de cada aldeia indígena e o que cada comunidade sugere como solução.

Ao destacar o que a própria comunidade visualiza como necessidade de saúde para melhoria da sua qualidade de vida, o PDSI também se apresenta como importante ferramenta de gestão, ajudando as coordenações dos DSEIs a planejarem de forma mais assertiva o seu orçamento.

“Essa reunião tem grande importância para as tomadas de decisão do DSEI tendo em vista o que deve ser priorizado no PDSI, pois é este plano que deve nortear para onde serão direcionados os esforços e o orçamento do ano de 2019”, explica a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi/ DSEI Vilhena), Adelita Hort.

De acordo com ela, a reunião com as equipes de saúde é o melhor meio de realinhar e divulgar a importância do Plano para os profissionais que atuam na ponta. “Isso proporciona uma gestão mais participativa”, frisa. A meta pactuada para este ano é qualificar os serviços prestados pelo DSEI, sobretudo a assistência à saúde da criança indígena. “Nosso desafio maior continua sendo reduzir a mortalidade infantil”, explica Adelita.

A próxima reunião de realinhamento das ações previstas no PDSI está prevista para acontecer entre os dias 16 e 18 de abril e contará apenas com profissionais que atuam no Polo-Base de Vilhena.

Por Felipe Nabuco, do Nucom/Sesai
Atendimento à imprensa 
(61) 3315-2861/3580

Fim do conteúdo da página