Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Vale do Javari promove capacitação em Interculturalidade e Antropologia da Saúde
Início do conteúdo da página

DSEI Vale do Javari promove capacitação em Interculturalidade e Antropologia da Saúde

Escrito por Tatiana Teles | Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h30

Programação prevê discussões sobre as etnografias dos povos indígenas do Vale do Javari; a apresentação de conceitos chaves da antropologia, bem como princípios gerais da antropologia da saúde

Box Title
Foto: Divulgação/DSEI VJCurso de ‘Interculturalidade e Antropologia da Saúde’, no DSEI Vale do Javari (AM)

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari deu início, nesta segunda-feira (2), no município de Atalaia do Norte (AM), ao curso de “Interculturalidade e Antropologia da Saúde”. A capacitação é voltada a 46 profissionais de saúde que atuam nos oito Polos Base da região, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Indígenas de Saúde (AIS), auxiliar de mobilização e nutricionista.

O objetivo do curso, que segue até a próxima sexta-feira (6), é qualificar a atuação dos profissionais de saúde nas aldeias indígenas, em contextos interculturais, de modo a proporcionar-lhes um olhar antropológico sobre o processo saúde/doença.

Para isso, a programação prevê discussões sobre as etnografias dos povos indígenas do Vale do Javari; a apresentação de conceitos chaves da antropologia, bem como princípios gerais da antropologia da saúde; além das concepções sobre saúde e doença a partir de um olhar antropológico, analisando práticas tradicionais, como o xamanismo e a pajelança.

“Esperamos que o curso desperte uma cidadania diferenciada, com respeito à diversidade sociocultural, equidade no atendimento e, com isso, mais eficiência nos serviços de promoção à saúde indígena”, explica Marta Gadelha, apoiadora Técnica em Atenção à Saúde do DSEI Vale do Javari.
De acordo com ela, uma das metas do DSEI é capacitar, ainda este ano, todos os profissionais de saúde que atuam em Terras Indígenas, e ainda incluir profissionais de saúde que trabalham na Secretaria de Saúde de Atalaia do Norte e no hospital municipal, unidade referência do SUS que recebe pacientes indígenas para tratamento.

A capacitação prevê uma carga de 40 horas, ministrada em cinco dias de curso pelo antropólogo do DSEI Vale do Javari, Neon Solimões. O DSEI Vale do Javari está localizado no município de Atalaia do Norte, na fronteira entre o estado do Amazonas (AM) e o Peru. É responsável pela assistência de 6.263 indígenas, de seis etnias, que vivem em 59 aldeias.

Por Felipe Nabuco, do Nucom/Sesai
Atendimento à imprensa 
(61) 3315-2861/3580

Fim do conteúdo da página