Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. SESAI participa de Fórum Permanente das Nações Unidas para Assuntos Indígenas
Início do conteúdo da página

SESAI participa de Fórum Permanente das Nações Unidas para Assuntos Indígenas

Escrito por André | Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 19h18 | Última atualização em Quinta, 19 de Abril de 2018, 10h53

Brasil apresentará os avanços na saúde indígena durante o encontro que acontece até o dia 27 de abril, em Nova Iorque, no Estados Unidos

Divulgação/SESAI/MS

Secretário da SESAI, Marco Toccolini, no Fórum Permanente das Nações Unidas para Assuntos Indígenas na sede das ONU, em Nova Iorque.

O secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antonio Toccolini, está representando a SESAI no Fórum Permanente das Nações Unidas para Assuntos Indígenas, que acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os dias 16 e 27 de abril. Acompanha o secretário no Fórum a chefe da Divisão de Ações de Saúde Indígena da SESAI, Luana Silveira de Faria; e o indígena William César Domingues, que irá representar o Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (FPCondisi) na próxima semana.

O Fórum Permanente é um órgão consultivo de alto nível e foi criado em 2000, pela Resolução 2000/22, com o propósito de tratar dos assuntos indígenas relativos ao desenvolvimento social, cultura, educação, saúde, educação e direitos humanos. As atribuições do Fórum são emitir parecer especializado e recomendações sobre assuntos indígenas ao Conselho Econômico e Social da ONU, assim como a fundos e agências das Nações Unidas e também promover conhecimento, integração e coordenação de ações relativas aos povos indígenas.

Reuniões

Além de participar da programação do evento, Toccolini também manteve encontros com a embaixadora Maria Luísa Viotti, chefe de gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com representantes da Missão Brasileira nas Nações Unidas. Toccolini apresentou à embaixadora Viotti o trabalho que é desenvolvido pela SESAI na proteção à saúde dos povos indígenas, com destaque para o papel do controle social, exercido pelos Conselhos Locais e Distritais de Saúde Indígena.

O secretário demonstrou ainda o interesse da SESAI em estabelecer parcerias estratégicas com organismos das Nações Unidas. Como forma de possibilitar a negociação de parceria com organismos internacionais, Toccolini também apresentou o trabalho que é desenvolvido pela SESAI ao ministro Ricardo Monteiro e ao embaixador Frederico Duque Estrada Meyer, na sede da Missão Brasileira nas Nações Unidas.

Por Beth Almeida, do Nucom/Sesai
Atendimento à imprensa 
(61) 3315-2861/3580

Fim do conteúdo da página