Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. Ação de saúde beneficia população indígena em área de difícil acesso
Início do conteúdo da página

Ação de saúde beneficia população indígena em área de difícil acesso

Escrito por Tatiana Teles | Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2018, 13h11 | Última atualização em Segunda, 21 de Maio de 2018, 12h21

Operação aconteceu de 4 a 12 de maio, com a realização de cirurgias e atendimentos de diversas especialidades 

Sesai em Ação - Saúde Indígena Brasil Adentro  beneficiou mais de 17 mil indígenas que vivem em áreas remotas, no Amazonas

A 40ª Expedição de Saúde, que integra o programa “Sesai em Ação - Saúde Indígena Brasil Adentro”,  beneficiou mais de 17 mil indígenas que vivem em áreas remotas abrangidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Médio Rio Purus, no Amazonas, e pelo DSEI Porto Velho, em Rondônia. Ao todo, foram realizados 324 cirurgias, além de consultas especializadas, exames e outros procedimentos.

A ação contou com mais de 50 médicos e enfermeiros voluntários, além do apoio da equipe de profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).  A ação é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Defesa e a Organização Não Governamental Expedicionários da Saúde (EDS).

O  Ministério da Saúde promove a ação por meio da realização de pré-triagem, adequação de infraestrutura no local, alimentação e acolhimento de pacientes, além do planejamento e operacionalização logística em conjunto com a Força Aérea e Exército Brasileiro. Participaram da operação 105 profissionais de saúde indígena que fazem parte do quadro da Sesai.

A ONG Expedicionários da Saúde é responsável pela seleção dos médicos voluntários e coordenação clínica dos atendimentos especializados e das cirurgias que são realizadas em centro cirúrgico móvel, com equipamentos de última geração.

Dentre as principais cirurgias realizadas estão as de catarata, pterígio (um tipo de lesão ocular) e hérnias.  Além das cirurgias, foram realizados 3.710 consultas e 4.778 exames e procedimentos nas áreas de odontologia, clínica geral, oftalmologia, ortopedia, ginecologia e pediatria. Para dar continuidade às ações, as equipes da Sesai acompanharão os tratamentos e encaminhamentos dos pacientes diagnosticados com alguma patologia.

Por Nucom Sesai
Atendimento à imprensa 
(61) 3315-3580/2351/2745

Fim do conteúdo da página