Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

DSEI Kayapó Pará capacita equipes para ampliação de ações de bem viver

Escrito por André | | Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h05 | Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 19h06

Profissionais vão apoiar as ações que buscam o atendimento de saúde indígena de forma diferenciada e humanizada

Foto: DSEI Kayapó-PA/Divulgação

I Encontro de educação permanente em saúde mental e bem viver indígena no Pará

 

O Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Kayapó Pará realizou, entre os meses de maio e junho, o I Encontro de educação permanente em saúde mental e bem viver indígena. O encontro reuniu quase 50 trabalhadores que atuam nos polos base de São Felix do Xingu, Ourilândia do Norte e Tucumã (PA).

O objetivo do encontro foi contribuir para a qualificação dos profissionais atuantes nos polos base, sensibilizá-los para o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção de agravos e promoção da saúde, acolhimento com escuta qualificada de usuários indígenas em sofrimento e ampliar ações de bem viver.

Para a referência técnica de saúde mental do DSEI Kayapó-PA, Willianne Maior, a capacitação de vários profissionais para a atenção e promoção do bem viver indígena vai melhorar o diálogo junto às demais ações de saúde indígena na região.  “Com esse encontro, pretendemos atentar para que o cuidado ocorra de maneira mais humanizada, entendendo a especificidade do povo e, sobretudo, considerando sua visão acerca dos processos de saúde e doença, para que, por meio disso, se assegure a atenção diferenciada aos povos indígenas”, destacou. 

Na ocasião, houve também a participação interinstitucional da rede intersetorial. Em São Félix e Ourilândia do Norte, os profissionais da saúde indígena puderam conhecer os núcleos de vivência e se aproximar da rede municipal de saúde e assistência social. Eles conheceram o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Em Tucumã, os profissionais também puderam conhecer o apoio da Coordenação Regional Kayapó Sul do Pará da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Mais um polo base deverá receber o encontro, na primeira semana de novembro, com a participação dos profissionais da saúde indígena do polo base de Redenção (PA), onde se localiza a sede do DSEI Kayapó Pará.

Por Tiago Pegon, do Nucom Sesai
Atendimento à Imprensa
(61) 3315-3580/2861

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página