Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

SESAI cria 1º pelotão de saúde ambiental indígena em Barreirinha (AM)

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 15h59 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 17h04

Objetivo do projeto é mobilizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a saúde ambiental

Crédito das fotos: DSEI Parintins

A Secretaria Especial de Saúde Indígena, por intermédio do Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins (DSEI Parintins), promoveu a implantação do 1º Pelotão de Saúde Ambiental Indígena, no município de Barreirinha (AM), distante 331 quilômetros da capital Manaus. A atividade foi realizada via Serviço de Edificação de Saneamento Ambiental Indígena (SESANI), em sequência ao Plano de Implantação e Manutenção do Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos nas Aldeias de abrangência do DSEI Parintins.

De acordo com o chefe substituto do SESANI, Alair Nunes, o principal objetivo do projeto é mobilizar a comunidade escolar, docentes, discentes, colaboradores da Escola Professora Rosa Cabral, as famílias do entorno da escola e a comunidade em geral a respeito da importância dos cuidados com a saúde ambiental.

Alair ressalta que o evento foi concluído com resultado acima do esperado, pois o trabalho com as diferentes culturas possibilita a troca de experiências na qual todos os participantes saem ganhando. “O corpo docente mostrou-se interessado e comprometido no decorrer das atividades e apoiou as interpretações. Os alunos demostraram reciprocidade nas aulas expositivas e prática de campo nas dependências da escola, porém, com um pouco de timidez no início”, destacou.

As atividades foram realizadas respeitando as especificidades culturais. Houve demonstração de como é feito o descarte dos resíduos sólidos de forma adequada, haja vista que na escola foram instalados dois recipientes para depósito dos resíduos sólidos não contaminantes, com o apoio do SESANI, sendo um para latas e vidros e outro para papel, sacolas etc.

Apresentação no dia 07 de setembro

No Dia da Independência do Brasil, os alunos apresentarão, por meio dos Pelotões de Saúde Ambiental Indígena, faixas, cartazes e poesia sobre o meio ambiente, resultado dos serviços compartilhados entre escolas e DSEI Parintins.

Em nome do coordenador José Augusto Souza, Terezinha Pereira agradeceu a todos que participaram e se empenharam nesse importante projeto, que visa a saúde ambiental. “A coordenação do DSEI Parintins fica feliz em implantar o 1º Pelotão de Saúde Ambiental Indígena em Barreirinha, um projeto que comtemplou dezenas de pessoas que não tinham nenhum tipo de cuidado com o gerenciamento de resíduos sólidos”, completou.

Homenagem da comunidade escolar

A Escola Municipal “Professora Rosa Cabral” está localizada na comunidade indígena Ponta Alegre, margem esquerda do Rio Andirá, na área Indígena Andirá / Marau, município de Barreirinha (AM), com 504 Famílias e 2.185 pessoas e 10 aldeias. Durante o encerramento das atividades, a equipe do SESANI foi homenageada pela comunidade escolar com uma música em português e Sateré Mawé, composta pelo professor Honorato Henegke, além de uma poesia que foi criada pela professora Marilucia Menezes, para ser lida à comunidade em geral durante os desfiles da Escola, no dia 07 de setembro.

Música: Bem-vindos de Agraciamento a Equipe SESANI/DSEI/PIN

Bom dia! / Ihot’ok!

Bem-vindos meu irmão / Waku kahato eriot uiwy.

Foi um belo encontro meu irmão / Waku kahato wotopuenti.

Todos dão-se as mãos / Torania toiro watoposat.

Autor: Honorato Henegke

              Prof. Indígena

              Escola Rosa Cabral – Aldeia Ponta Alegre –Barreirinha-Am

Poesia I Pelotão de Saúde Ambiental Indígena para o Dia 07 de Setembro

Respeite a Natureza

Viva 7 de setembro!

Data histórica a relembrar

I Pelotão de Saúde

Estou aqui a representar!

​A Natureza é importante

Para a vida continuar

Convido a todos os amigos

Para juntos cuidar!

Cuidar do ambiente,

É nossa obrigação.

Cuide do seu lixo!

Mostre sua Educação!

No ambiente bem limpinho.

A saúde vai melhorar!

Vamos cuidar da nossa aldeia

Para não contaminar!

Autora: Marilucia Menezes / Escola Rosa Cabral / Prof.ª do Maternal/2018. Aldeia Ponta Alegre / Barreirinha (AM)

 

Por Cayo Dias / DSEI Parintins - Comunicação / SESAI
Atendimento à imprensa: (61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página