Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. CASAI DF inaugura horta agroecológica
Início do conteúdo da página

CASAI DF inaugura horta agroecológica

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 17h35 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 17h35

Até o fim de 2018, o espaço deverá contar com até 50 variedades de plantas frutíferas, hortaliças e de tubérculos

Foto de Marla Galdino

Dentro de pouco tempo as hortaliças, frutas e tubérculos que chegarem à mesa dos usuários da Casa de Saúde Indígena do Distrito Federal (CASAI) virão de lá mesmo, mais especificamente da horta inaugurada no dia 25 de outubro. Já na inauguração, a horta recebeu 800 mudas de 15 variedades de plantas, número que deve chegar a 50 até o fim de 2018. Inicialmente, com área plantada de 150m², a horta deve chegar a até 900 m², quando completamente instalada. “Esta horta vai funcionar como um piloto, para que a experiência seja reproduzida em outras CASAI do país”, adiantou o Secretário Especial Saúde Indígena, Marco Antonio Toccolini (foto), que participou da inauguração, quando plantou uma muda de berinjela.

Toda a produção exclui o uso de agrotóxicos e fertilizantes e segue regras de cultivos agroecológicos, como o uso de adubo produzido no próprio local, em uma composteira para onde será destinado o lixo orgânico da própria cozinha. Antes mesmo da implantação da horta, os usuários e trabalhadores da CASAI já haviam criado um plantio de banana e mandioca.

O próximo passo é o cultivo de plantas e ervas medicinais, valorizando os vegetais reconhecidos pela medicina tradicional indígena. “Por isso, a horta não significa apenas a oferta de uma maior variedade de vegetais para os indígenas que se hospedam aqui, mas também um recurso importante para a qualificação do cuidado em saúde aos povos indígenas, na medida em que vamos propiciar um maior diálogo com estas tradições”, afirmou Toccolini.

Por Beth Almeida
Atendimento à imprensa: (61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página