Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Campanha Amamentação 2019

Início do conteúdo da página

SESAI recebe coordenador da área de Saúde da Equipe de Transição

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 10h29 | Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 10h29

Estiveram presentes no encontro com Luiz Blumm o Secretário Especial de Saúde indígena e os presidentes de Condisi

Foto: Luis Oliveira

O coordenador da área de Saúde da Comissão de Transição do governo federal, Luiz Blumm, visitou nesta quinta-feira (06) a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em Brasília. Blumm foi recebido pelo Secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Toccolini, e pelos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi).

O encontro serviu para apresentar aos representantes do novo governo os avanços na saúde indígena conquistados com o esforço de trabalho da SESAI. Serviu, também, para as lideranças indígenas pontuarem as realidades de suas aldeias e suas etnias, além de fazerem um apelo para que o trabalho que vem sendo desenvolvido tenha continuidade.

O secretário Marco Toccolini agradeceu a atenção dos integrantes da Comissão de Transição para as questões da saúde indígena e ressaltou a postura de diálogo dos presidentes de Condisi: “É uma atitude louvável da Equipe de Transição se dispor a conversar com as populações indígenas antes mesmo da posse, para ajudar a desmistificar essa postura de confronto que é atribuída a essas populações”, afirmou.

Os presidentes de Condisi estão reunidos em Brasília para o último Fórum de Presidentes (FPCondisi) do ano. Nas declarações durante a reunião, enfatizaram o trabalho executado pela SESAI, com suas metas e orçamento dentro do planejamento, para ilustrar o avanço na qualidade de vida adquirida pelos indígenas nos últimos anos.

Uwira Xakriabá, primeiro coordenador-adjunto do FPCondisi e secretário-geral da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) – atualmente na fase das Etapas Distritais e com a Etapa Nacional programada para maio de 2019 – presenteou Blumm com uma pulseira. Ao entregá-la, tomou fôlego e assoprou em direção a ela, dizendo: “Estou te dando essa pulseira com meu sopro, porque ele significa a minha vida, a vida do meu povo e a nossa responsabilidade”.

Por Rafael Montenegro, da Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página