Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Campanha Amamentação 2019

Início do conteúdo da página

Sesai vai liberar abastecimento emergencial de água por caminhões-pipa para Xukurus

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 10h33 | Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2018, 10h33

Cerca de 40 indígenas da etnia Xukuru de Pernambuco reuniram-se com o Secretário Especial de Saúde Indígena,  Marco Antonio Toccolini em Brasília. Durante o encontro, os indígenas apresentaram algumas reivindicações ao secretário, mas a principal diz respeito ao abastecimento de água de algumas aldeias. Segundo o cacique Marcos Xukuru, já há aldeias em que não há água para beber. “Precisamos que sejam instalados alguns poços que foram perfurados mas ainda não fornecem água para a população pela falta do equipamento de bombeamento” cobrou o cacique.

O secretário Marco Antonio garantiu que a liberação da contratação dos carros-pipa será imediata, tão logo o processo chegue a Brasília. Ele disse que tem atuado com firmeza e rapidez para garantir o abastecimento de água aos povos indígenas. “Água é vida, não podemos deixar faltar de forma alguma. Vocês têm minha garantia de que assim que chegar o processo aqui, liberamos imediatamente.” Assegurou Toccolini.

Os Xukurus passaram uma semana em Brasília em diversas agendas em busca de pontos de uma pauta de reivindicação elaborada por eles.

Por Comunicação Sesai
Atendimento à imprensa
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página