Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner vacina2019 v2

Início do conteúdo da página

DSEI Leste Roraima conclui a Etapa Distrital da 6ª CNSI

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 14h27 | Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 14h27

Foram quatro dias de trabalho, manhãs de diálogo e reivindicações, apresentações e debates sobre o tema central da Conferência: A Atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI)

Foto: Marla Galdino

Entre os dias 11 e 14 de dezembro, os 288 delegados escolhidos pelas etapas locais em diversas aldeias do DSEI Leste Roraima reuniram-se no Centro de Eventos Eco Park, no município de Alto Alegre, para discutir e votar as propostas aprovadas nas Etapas Locais. No primeiro dia de Conferência, os participantes foram recebidos e encaminhados para realizar o credenciamento junto à equipe de Apoio do DSEI, que também cuidaram do apoio logístico para o deslocamento dos participantes, apresentação dos Eixos Temáticos e consolidação das propostas.

Foram quatro dias de trabalho, manhãs de diálogo e reivindicações, apresentações e debates sobre o tema central da Conferência: A Atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI). Em todos os dias da programação, aconteceram apresentações de dança, defumação com Maruai e orações cantadas na língua materna, para espantar os maus espíritos e trazer disposição e alegria para o local.

As propostas de nível distrital e nacional foram discutidas durante a tarde do dia 12, em salas separadas por Eixos Temáticos. Os grupos se dividiram de maneira que possibilitasse, de forma ampla, a análise das propostas trazidas. Durante as etapas locais, foram construídas 514 propostas aprovadas para atender às demandas exigidas pelas comunidades indígenas usuárias do Subsistema atendidas pelo DSEI Leste Roraima. 

A partir da discussão das diretrizes, foram consolidadas as propostas trazidas da Etapa Local para a Distrital. As propostas foram divididas da seguinte maneira: dez propostas para cada um dos sete Eixos Temáticos a serem atendidas em nível Distrital (DSEI) e dez para o nível Nacional (SESAI/MS).

Ao final da votação, ocorrida dia 13, foram aprovadas as propostas que seguem para à Etapa Nacional da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI). Os delegados que irão representar o DSEI Leste Roraima na Etapa Nacional da 6ª CNSI foram escolhidos por meio do voto dos demais conferencistas que compunham as delegações das regiões. Serão 104 representantes que levarão até Brasília as propostas aprovadas durante a Conferência Distrital.

Confira aqui as propostas aprovadas na Etapa Distrital do DSEI Leste Roraima
Clique aqui para ver os delegados eleitos para a Etapa Nacional

Marla Galdino / Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa:

(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página