Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Campanha Amamentação 2019

Início do conteúdo da página

Indígenas do Médio Rio Purus realizam etapa distrital da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 14h32 | Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 14h32

Participantes aprovaram 65 propostas para a Etapa Nacional, da qual participarão 16 delegados do Distrito

Foto: Divulgação DSEI/MRP

O Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus e o Conselho Distrital de Saúde Indígena do Médio Rio Purus, realizaram nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2018, a Reunião da Etapa Distrital da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, no Município de Canutama/AM. A temática da reunião foi voltada para a Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena: Atenção Diferenciada, Vida e Saúde nas Comunidades Indígenas. O evento contou com a presença de 72 (setenta e dois) delegados, eleitos nas reuniões das Etapas Locais de forma paritária. Além de contar com representante da FOCIMP, AMIMP, FUNAI, Diretor de Hospital, Secretarias de Saúde de Lábrea, Canutama e Tapauá e outros convidados.

O coordenador do DSEI Médio Rio Purus, Antônio Carlos Galvão da Silva, enfatiza que este momento é de revisita à Política Nacional de Saúde Indígena, sendo que as propostas aprovadas estarão voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas em contexto nacional. Sendo que as propostas com contexto Local e Distrital serão trabalhadas pela Gestão do DSEI para incluir nos Planos Locais de Trabalho e posteriormente no Plano Distrital de Saúde Indígena.

Como resultado da Reunião da Etapa Distrital, foram apresentadas 88 propostas, oriundas das Etapas Locais, das quais 65 foram aprovadas para a Etapa Nacional, sendo 03 descartadas/excluídas e 20 foram agregadas pela Equipe de Relatoria às propostas semelhantes aprovadas, por decisão da Plenária Final. Foram aprovadas ainda 02 Moções e 07 Diretrizes para a revisão da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Após a plenária final, foram eleitos 16 delegados e respectivos suplentes, que representarão o Médio Rio Purus na Etapa Nacional da 6ª CNSI, que ocorrerá em maio de 2019 em Brasília/DF. O enceramento do evento contou com a entrega dos certificados a todos que participaram da Etapa Distrital, como Delegados, Convidados e da Comissão Organizadora do DSEI Médio Rio Purus.

Por DSEI/MRP - SESAI - MS
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página