Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Indígenas do Médio Rio Purus realizam etapa distrital da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Terça, 08 de Janeiro de 2019, 14h32 | Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 14h32

Participantes aprovaram 65 propostas para a Etapa Nacional, da qual participarão 16 delegados do Distrito

Foto: Divulgação DSEI/MRP

O Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Rio Purus e o Conselho Distrital de Saúde Indígena do Médio Rio Purus, realizaram nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2018, a Reunião da Etapa Distrital da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, no Município de Canutama/AM. A temática da reunião foi voltada para a Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena: Atenção Diferenciada, Vida e Saúde nas Comunidades Indígenas. O evento contou com a presença de 72 (setenta e dois) delegados, eleitos nas reuniões das Etapas Locais de forma paritária. Além de contar com representante da FOCIMP, AMIMP, FUNAI, Diretor de Hospital, Secretarias de Saúde de Lábrea, Canutama e Tapauá e outros convidados.

O coordenador do DSEI Médio Rio Purus, Antônio Carlos Galvão da Silva, enfatiza que este momento é de revisita à Política Nacional de Saúde Indígena, sendo que as propostas aprovadas estarão voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas em contexto nacional. Sendo que as propostas com contexto Local e Distrital serão trabalhadas pela Gestão do DSEI para incluir nos Planos Locais de Trabalho e posteriormente no Plano Distrital de Saúde Indígena.

Como resultado da Reunião da Etapa Distrital, foram apresentadas 88 propostas, oriundas das Etapas Locais, das quais 65 foram aprovadas para a Etapa Nacional, sendo 03 descartadas/excluídas e 20 foram agregadas pela Equipe de Relatoria às propostas semelhantes aprovadas, por decisão da Plenária Final. Foram aprovadas ainda 02 Moções e 07 Diretrizes para a revisão da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

Após a plenária final, foram eleitos 16 delegados e respectivos suplentes, que representarão o Médio Rio Purus na Etapa Nacional da 6ª CNSI, que ocorrerá em maio de 2019 em Brasília/DF. O enceramento do evento contou com a entrega dos certificados a todos que participaram da Etapa Distrital, como Delegados, Convidados e da Comissão Organizadora do DSEI Médio Rio Purus.

Por DSEI/MRP - SESAI - MS
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página