Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Você já ouviu falar nas crianças borboletas?

Início do conteúdo da página

Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento passam por qualificação no DSEI Parintins

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h03 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2019, 17h34

As oficinas fazem parte do conjunto de ações da Política de Educação Permanente da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI)

Com a participação de 109 Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e 36 Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN), o Distrito Sanitário Especial Indígena Parintins (DSEI PIN) realizou, no dia 29 de março, o 2º Módulo do Programa de Qualificação de AIS e AISAN. O curso, uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), envolveu trabalhadores indígenas de 126 aldeias, localizadas nos municípios de Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Maués, no Baixo Amazonas.

Para o coordenador do DSEI PIN, José Augusto dos Santos, as ações de qualificação são fundamentais para o contínuo trabalho de saúde indígena junto às comunidades. “A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) é formada por médico, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, mas eles necessitam de um apoio a mais para realizar esse trabalho; daí a importância dessa formação, para que os AIS e AISAN possam auxiliar o trabalho desses profissionais em área”, explicou o coordenador.

O Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde foi idealizado para fortalecer a organização dos serviços de atenção primária nos DSEI e no desenvolvimento de competências para a atuação desses trabalhadores da saúde indígena. Os AIS e AISAN fazem parte das EMSI e são os principais interlocutores com os especialistas na medicina tradicional indígena e têm importância estratégica nos serviços de saúde.

Por Nucom/SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página