Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner vacina2019 v2

Início do conteúdo da página

ONG alemã quer ampliar parceria com a SESAI

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Quarta, 22 de Maio de 2019, 17h50 | Última atualização em Quarta, 22 de Maio de 2019, 17h50

Objetivo foi discutir parceria para colocar em operação mais um posto de saúde que está sendo construído pela ONG no Amapá

Representantes da ONG alemã Target Reudiger Nehberg participaram nesta quarta-feira (22/05), em Brasília, de uma reunião com a secretária Sílvia Waiãpi, titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). Parceira da SESAI em alguns projetos, a ONG pretende ampliar suas ações de saúde em territórios indígenas brasileiros. De origem alemã, a Target Reudiger Nehberg foi criada em 2000, com atuação no continente africano, onde até hoje trabalha contra a mutilação genital feminina – um problema de saúde pública enfrentado por milhares de mulheres da África.

No Brasil, a Target Reudiger Nehberg iniciou seu trabalho em 2002 no norte do Estado do Amapá, onde construiu um posto de saúde no território indígena da etnia Waiãpi. Atualmente, a ONG cuida da manutenção de um posto de saúde e de um Polo Base no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Amapá e Norte do Pará em parceria com a SESAI, órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável por fornecer profissionais de saúde, medicamentos e equipamentos instalados nessas unidades.

O objetivo do encontro desta quarta-feira com a secretária Sílvia Waiãpi discutir parceria com a SESAI, para colocar em operação mais um posto de saúde que está sendo construído pela Target Reudiger Nehberg no Amapá. Além disso, conversaram sobre os meios legais que podem facilitar a ampliação de acordos de cooperação técnica para construir novos postos de saúde em outros territórios indígenas.

A secretária Sílvia Waiãpi também apresentou aos representantes da Target Reudiger Nehberg um projeto da SESAI que está sendo desenvolvido para atender exclusivamente às mulheres indígenas e o tema voltará a ser debatido em novo encontro da SESAI e a ONG. Como integrante da etnia Waiãpi, a secretária Sílvia aproveitou para agradecer aos representantes da ONG, em nome do povo Waiãpi, pela atuação nos territórios indígenas do Amapá.

Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página