Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner vacina2019 v2

Início do conteúdo da página

Programa de Saúde Bucal distribui sorrisos no DSEI Tocantins

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 14h18 | Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2019, 14h27

Desde janeiro, mais de 300 indígenas receberam próteses dentárias, graças ao Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas

Indígenas atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins estão tendo seu sorriso renovado: o Programa de Saúde Bucal já distribuiu, apenas neste ano, mais de 300 próteses dentárias que foram confeccionadas dentro de área indígena, sem retirar ninguém de seu território. Tais ações foram executadas a partir do Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas, o IAEPI.

O DSEI assinou um convênio com o município de Tocantinópolis, onde o Laboratório Regional de Próteses produz as unidades que são distribuídas. Ainda em 2019, serão entregues outras 300 próteses no território do DSEI, que atende mais de 12 mil indígenas residentes do Estado do Tocantins e de parte do Estado do Pará.

 

O Programa de Saúde Bucal faz parte das operações do DSEI Tocantins desde 2017. Ao longo desses anos, foram distribuídas mais de 800 próteses para indígenas das etnias Xerente, Apinayé, Javaé, Krahô e Karajá. Também foram realizados procedimentos de endodontia (tratamento de canal) e cirurgias de fenda lábio-palatina em parceria com municípios, igrejas, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e as instituições de ensino Universidade Luterana Brasil (ULBRA) e Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT).

A Responsável Técnica pelo Programa de Saúde Bucal do DSEI Tocantins, Fabíola Seixas, avalia as ações oferecidas aos indígenas: “Hoje, podemos referenciar procedimentos que passamos anos sem ter para onde encaminhar. É importante frisar o avanço ao longo desses quase três anos. A saúde bucal no DSEI Tocantins vive novos tempos”, comemora.

DSEI Tocantins

O DSEI Tocantins atende uma população de mais de 12 mil indivíduos de nove etnias, distribuídos por 12 municípios do Tocantins e do Pará. São 169 aldeias, que abrigam 2.905 famílias assistidas por duas CASAIS e cinco Polos Base. A sede do DSEI fica localizada na capital tocantinense, Palmas.

Por Rafael Montenegro, Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página