Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Você já ouviu falar nas crianças borboletas?

Início do conteúdo da página

DSEI Kaiapó divulga curta que registrou ações de saúde bucal

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 14h52 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 11h16

Vídeo da “Série Especial: Saúde Indígena” documentou ação promovida durante a campanha Maio Vermelho

O mês de maio concentra ações de educação em saúde bucal por meio da campanha denominada Maio Vermelho. O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Pará divulgou um curta-metragem (um filme com quase oito minutos de duração) mostrando ações realizadas na terra indígena Las Casas. 

O vídeo pode ser assistido clicando aqui

A ação exibida no curta foi executada com cerca de 40 crianças da etnia Kayapó e levou atividades de higienização bucal supervisionada, aplicação de flúor e orientações sobre a escovação, além de distribuir creme dental, escovas e fio dental. A equipe que executou a ação reuniu 15 profissionais do DSEI e profissionais das áreas de saúde e educação do município de Pau D’Arco.

A campanha Maio Vermelho executou 14 ações para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca enfatizando sua gravidade e a necessidade de cuidados e diagnóstico precoce. Durante todo o mês, as equipes de saúde bucal e a Equipa Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Kayapó-Pará atenderam 512 indígenas de 14 aldeias, realizando ações preventivas em parceria com os municípios de Pau D’Arco, Redenção e Cumaru do Norte.

A Responsável Técnica de saúde bucal do DSEI, Franciele Rêgo Almeida, ressalta que as ações realizadas no mês de maio tiveram como finalidade promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca por meio da educação em saúde, o que inclui orientações de como realizar o auto-exame na cavidade bucal e orientações sobre higienização bucal correta. “Agradeço a todos que contribuíram diretamente e indiretamente pelo empenho e dedicação para realização das ações referente ao mês de maio nas comunidades indígenas do DSEI Kayapó do Pará”, complementa Franciele.

DSEI Kayapó-Pará

O DSEI, referenciado no município de Redenção, atende sete municípios da região sul do Pará. São 5.756 indígenas da etnia Kayapó distribuídos por 53 aldeias, sendo atendidos por quatro polos-bases e quatro Casas de Saúde Indígena (CASAI).

Por Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página