Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

SESAI recebe lideranças do povo Kayapó do Pará

Escrito por renata.ramalho | | Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 18h04 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 11h52

A secretária Sílvia Waiãpi ouviu os mais de vinte indígenas que estiveram na sede da Secretaria, em Brasília, para apresentar suas reivindicações

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde recebeu, nesta quarta-feira (7), 23 lideranças indígenas da etnia Kayapó que moram na área de atendimento do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó do Pará. A reunião foi realizada na sede da Secretaria, em Brasília.

Os indígenas foram recebidos por diferentes gestores da SESAI: a secretária Silvia Waiãpi, titular da pasta; o novo chefe de gabinete da Secretaria, Luiz Henrique Machado e o diretor do Departamento de Determinantes Ambientais (DEAMB), Robson Santos Silva. Também esteve presente o coordenador do DSEI Kayapó-PA, Lázaro Marinho Aguiar.

Os indígenas puderam tirar dúvidas e demandar auxílio em questões importantes atualmente no DSEI, como contratos de aluguel de veículos, fornecimento de alimentação e os protocolos de atendimento das Casas de Saúde do Índio (CASAI). Fabrício Farias, assessor técnico responsável por chefiar a homologação de pistas de pouso pelo Brasil afora, também foi chamado para explicar quais serão as primeiras pistas homologadas na região sudeste do estado do Pará.

Além de ouvir e responder a cada um dos indígenas Kayapós, a secretaria Sílvia Waiãpi reafirmou seu compromisso com a saúde dos povos indígenas de todo o Brasil: “se a gente não faz o nosso trabalho aqui – e, principalmente, se a gente não faz o nosso trabalho dentro da legalidade – são os nossos parentes que vão morrer dentro da aldeia. E eu não posso deixar isso acontecer”, afirmou a titular da SESAI.

Também presente no encontro, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) do DSEI Kayapó-PA, Sandro Takwyry Kayapó, foi o responsável pela tradução para que todos os presentes se fizessem entender. Após ouvir o que Sílvia Waiãpi disse, ele agradeceu e declarou: “hoje nós fomos bem recebidos aqui. Gostaríamos de manter aberto esse canal de diálogo que fizemos acontecer aqui hoje”. Depois da reunião, os indígenas se reuniram no saguão da sede da Sesai para abençoar o local cantando e dançando em agradecimento ao bom resultado do encontro.

DSEI Kayapó-PA

Este Distrito, com sede no município de Redenção, atende 5.756 indígenas da etnia Kayapó na região sudeste do estado do Pará. São 53 aldeias distribuídas em sete municípios, sendo atendidos em quatro CASAI e quatro polos base.

 

Fotos: Luiz Oliveira/Sesai-MS

Por Rafael Montenegro, do NUCOM/SESAI
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página