Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Secretária de Saúde Indígena do MS recebe homenagem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 11h52 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 11h52

Cerimônia ocorreu na última sexta-feira no Plenário Teotônio Villela do Palácio Pedro Ernesto

Com uma trajetória marcada por determinação e superação, a indígena amapaense Sílvia Nobre Waiãpi foi agraciada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nessa sexta-feira (23/08), com o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. Principal homenagem do Legislativo da capital fluminense a quem mais se destaca na sociedade, a guerreira Waiãpi recebeu este reconhecimento por iniciativa do vereador Inaldo Silva.

Sílvia Nobre Waiãpi foi a primeira mulher indígena a integrar os quadros do Exército Brasileiro. Nascida no interior do Amapá, representa hoje uma conquista importante para os Povos Originários do Brasil: ela é a primeira indígena a assumir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), órgão do Ministério da Saúde (MS) responsável pela prestação de serviços de saúde nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) em todo o território nacional.

A indígena Waiãpi tem um histórico de vida marcado pelo enfrentamento de dificuldades que a vida lhe impôs. Sempre lembrada pela competência e experiência profissional que desenvolveu ao longo dos anos, Sílvia Nobre Waiãpi enfrentou inúmeras adversidades e venceu todas: morou nas ruas, foi mãe na adolescência, vendeu livros, escreveu poesias, atuou como atriz, foi atleta, é fisioterapeuta e tenente do Exército Brasileiro.

Profissional qualificada

Escolhida para o cargo na SESAI pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Sílvia Waiãpi é especialista em Política e Estratégia, tem diversas formações na área da Saúde, integra o Colégio Brasileiro de Medicina de Desastres e Catástrofes (CBMDC) e também chefiou o Serviço de Medicina Física e Reabilitação em Fisioterapia do Hospital Central do Exército. Por onde passou, sempre teve o reconhecimento pela ética, respeito e integridade que norteiam sua conduta pessoal e profissional.

A importância de sua nomeação como secretária da SESAI significa muito mais que competência e sólida experiência em gestão. Sílvia Nobre Waiãpi é uma representante legítima dos Povos Indígenas, conhece profundamente o cotidiano indígena no Brasil e tem o reconhecimento e a confiança de seus irmãos indígenas na condução desse complexo processo, que é levar assistência de saúde às mais de cinco mil e quinhentas aldeias brasileiras, que abrigam quase 800 mil indivíduos de 305 etnias. E tem o mérito de ser prestigiada tanto pelo ministro da Saúde como pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para comandar a missão de cuidar da Saúde Indígena.

Medalhas de Mérito Pedro Ernesto

O conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto foi criado em 1980, por meio da Resolução nº 40, e é a principal homenagem que a cidade do Rio de Janeiro presta aos que mais se destacam na sociedade. Recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, que esteve à frente do Executivo carioca entre 30/09/1931 a 02/10/1934 e 07/04/1935 e 04/04/1936. São duas medalhas e cada uma delas estampa a figura do prefeito, uma presa ao colar e a outra para ser colocada na lapela do lado direito do homenageado. Ambas são presas em uma fita de cores azul, vermelha e branca, cores da bandeira da cidade do Rio de Janeiro.

Comunicação SESAI
Atendimento à imprensa:
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página