Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Órgãos federais ligados à questão indígena vão alinhar ações

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 12h30 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 20h05

Encontro promovido pelo Ministério da Saúde pode, pela primeira vez, fazer com que resultados de ações federais para indígenas sejam otimizados

O Ministério da Saúde, a Fundação Nacional do Índio, a Secretaria Nacional de Promoção de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, a Secretaria Nacional de Modalidades Especializadas de Educação e a Secretaria Especial de Articulação Social podem passar a atuar de maneira alinhada e colaborativa nas questões voltadas aos indígenas brasileiros. Isso é o que ficou acertado durante um café da manhã organizado pela Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), Sílvia Waiãpi.

Para Sílvia, é possível que os órgãos federais responsáveis por políticas públicas relacionadas a indígenas passem a articular ações e, até mesmo, realizar compromissos conjuntos. “A ação coordenada de quem trabalha pelo indígena pode multiplicar os resultados positivos do trabalho e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos índios brasileiros. Nossas pautas vão ficar mais fortes se estivermos unidos”, explicou.

Cláudio Badaró, representando o presidente da Funai, também destacou a importância da atuação conjunta dos órgãos e citou o exemplo da homologação das pistas de pouso que está sendo feita em parceria com a SESAI/MS. “A força da parceria com a SESAI está permitindo realizar algo que é importante para a atenção integral aos indígenas”, completou Badaró.

A Secretária de Modalidades Específicas de Educação do MEC, Ilda Peliz, disse que a união de esforços dos órgãos federais pode resolver gargalos importantes na área de logística, entre outras. Ela acredita que a iniciativa vai contribuir para que os resultados das ações cheguem de forma efetiva aos indígenas.

A secretária nacional de Política de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, Família e Direitos humanos, Sandra Terena, que já realizou algumas agendas em conjunto com a SESAI/MS, saudou a iniciativa da Secretária Sílvia Waiãpi e disse que, juntos, esses órgãos federais poderão ter maior efetividade no desenvolvimento dos indígenas brasileiros.

Mesmo sem poder acompanhar todo o encontro, o Secretário de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Iury Ribeiro, participou da reunião e confirmou a disposição da Secretaria para atuar em conjunto com todos os órgãos federais que trabalhem na questão indígena e disse que a iniciativa da SESAI/MS pode incrementar o trabalho que o Governo Federal tem feito em relação aos povos indígenas.

No fim do encontro Sílvia Waiãpi demonstrou sua satisfação com a disposição de atuação conjunta demonstrada por todos os órgãos federais convidados para a reunião. “Acredito que estamos dando o primeiro passo de uma caminhada que será de muitos resultados para o desenvolvimento dos indígenas brasileiros”, encerrou Sílvia.

Por Murilo Caldas, do Nucom/SESAI
Atendimento à imprensa
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página