Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Banner estatico portal 960 x 100

Início do conteúdo da página

Secretário prestigia lançamento de exposição sobre os Povos Indígenas no Brasil

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2014, 11h22 | Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2014, 15h57

Exposição Povos IndígenasO secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, prestigiou na noite dessa terça-feira (19) o lançamento da exposição “Povos Indígenas no Brasil 1980/2013”, mostra que reúne 44 fotos de momentos históricos da luta dos povos indígenas pelo reconhecimento dos seus direitos na Constituição Federal. A exposição está em cartaz até o dia 19 de dezembro, na Praça Externa do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília (DF). A curadoria é do antropólogo do Instituto Socioambiental (ISA), Beto Ricardo.

O evento marca as comemorações de 30 anos de cooperação da Embaixada Norueguesa com os povos indígenas brasileiros. A produção contou ainda com as parcerias da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal e do Museu Nacional da República.

“A Noruega vem firmando parcerias de longa duração com várias associações indígenas e organizações não governamentais indigenistas no Brasil. O foco tem sido o apoio institucional, muitas vezes em conjunto com atividades de monitoramento, planejamento e capacitação. Nas últimas três décadas, o apoio norueguês tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento do movimento indígena no Brasil”, ressaltou a embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig.

Lideranças indígenas também prestigiaram o evento e reconheceram a importância da cooperação do governo norueguês. “Estamos muito contentes com este momento e com a parceria com o governo norueguês, que há 30 anos vem reconhecendo nossas lutas, nossos direitos”, disse Davi Kopenawa Yanomami.

Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS

Fim do conteúdo da página