Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. DSEI Cuiabá intensifica campanha de prevenção ao câncer do colo de útero
Início do conteúdo da página

DSEI Cuiabá intensifica campanha de prevenção ao câncer do colo de útero

Escrito por Leonardo | Criado: Terça, 26 de Novembro de 2013, 11h34 | Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2014, 11h36 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2013, 11h34

As mulheres indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá aderiram à Campanha de Coleta de Preventivo de Câncer de Colo de Útero e Avaliação Clínica de Mamas, totalizando cerca de 200 coletas. Os trabalhos, iniciados em agosto, foram encerrados no Outubro Rosa, nos Polos Base de Rondonópolis, Pakuera, Santana e Nova Canaã. Além da coleta, também foram feitas atividades educativas - coletivas e individuais -, sobre o autoexame da mama e o exame ginecológico.

De acordo com a equipe técnica do distrito, as mulheres, especialmente as menores de 25 anos, estão aderindo bem ao exame e isso tem sido muito significativo, uma vez que a iniciação sexual é precoce e possibilita a discussão de atitudes preventivas em relação à saúde da mulher.

“Essas são algumas das atividades essenciais voltadas para a atenção à saúde da mulher indígena em destaque em nosso distrito, considerando ser uma das principais preocupações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Ministério da Saúde”, enfatizou o coordenador do DSEI Cuiabá, Jorge Pinto de Oliveira. Ele destacou que “tem observado uma maior adesão das mulheres indígenas a esses exames, à medida que nossas equipes têm implementado ações educativas sobre o assunto”.

Os munícipios de referência do DSEI Cuiabá -, Paranatinga, Rondonópolis, Nobres e Santo Antônio do Leverger -, foram parceiros das atividades desenvolvidas disponibilizando alguns materiais e encaminhando as requisições e lâminas aos laboratórios.

Fim do conteúdo da página