Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. Comitê apresenta balanço das ações de atenção à saúde e segurança alimentar para indígenas
Início do conteúdo da página

Comitê apresenta balanço das ações de atenção à saúde e segurança alimentar para indígenas

Escrito por Leonardo | Criado: Sexta, 29 de Novembro de 2013, 11h48 | Publicado: Quinta, 23 de Janeiro de 2014, 11h48 | Última atualização em Terça, 28 de Janeiro de 2014, 16h37

Comitê de Segurança Alimentar se reúneNessa quinta-feira (28), o Comitê de Gestão Integrada das Ações de Atenção à Saúde e de Segurança Alimentar para a população indígena realizou a XIII reunião. Representantes da Presidência da República (PR), dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Meio Ambiente (MMA), da Defesa (MD), além de membros da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresentaram ao secretário Especial Indígena (Sesai), Antônio Alves, os avanços e desafios enfrentados pelo grupo em 2013.

Entre as pautas da reunião, foram relatadas as ações de atendimento em áreas de difícil acesso, distribuição de alimentos, regularização de pistas de pouso e a expansão do Programa Luz para Todos, que avançou para as terras indígenas.

Cerca de 9.500 indígenas, localizados em 92 aldeias, em áreas de difícil acesso receberam atendimento médico sob a supervisão de sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

A equipe do MDS pontuou que estão sendo estregues 4,5 cestas de alimentos por família indígena brasileira e irá lançar, em breve, um edital de contratação de transportadoras para aumentar os índices de distribuição de alimentos.

Quanto à regularização das pistas de pouso em área indígena, o estudo topográfico finalizado deverá ser encaminhado para a Funai e novos DSEIs passarão a análise das condições atuais dos terrenos. O Programa Luz para Todos conta com 38 postos de energia elétrica na Amazônia e no Pará estão sendo pensadas alternativas  para atendimento dos isolados com painéis solares.

Por Giovana Simoni
Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS

Clique aqui para ver mais fotos

Fim do conteúdo da página