Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. Comissão de Acolhida recebe participantes da 5ª CNSI
Início do conteúdo da página

Comissão de Acolhida recebe participantes da 5ª CNSI

Escrito por Leonardo | Criado: Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 09h48 | Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2014, 09h50 | Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2013, 09h48

Indígenas de todas as regiões brasileiras estão chegando a Brasília (DF) para participar da Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), evento que reúne cerca de 1,5 mil pessoas, entre indígenas e não indígenas. A Conferência acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e a cerimônia de abertura ocorre a partir das 19h desta segunda-feira (2), sendo presidida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As delegações estão chegando desde o último sábado (30), vindas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) espalhados por todas as regiões do país. A expectativa é que durante o dia de hoje delegações de todos os cantos do Brasil cheguem e se juntem aos delegados que participarão da 5ª CNSI.

Para que as pessoas sejam bem acolhidas e orientadas, o Subcomitê de Acolhimento da 5ªCNSI montou um plano de trabalho com uma equipe de 20 pessoas, sendo que os participantes são recebidos e orientados desde o aeroporto até o local do evento. “O acolhimento está sendo realizado em conjunto com outros subcomitês da Conferência”, explicou a coordenadora do Subcomitê de Acolhimento, Gisely Paquini Danielli, ressaltando que a acolhida é uma diretriz na Política Nacional de Humanização, que não tem local, nem hora certa para acontecer,  nem um profissional específico para fazê-lo, pois faz parte de todos os encontros entre pessoas. 

Participando da equipe de Acolhimento, Vera Regina Dias vem se empenhando no trabalho. De apito na boca para chamar a atenção, ela orienta as pessoas que descem dos ônibus, na porta CICB. “Procuro tocar o coração das pessoas, sei que muitas estão cansadas da viagem e precisam dessa ajuda”, contou. Vera trabalha no DSEI Litoral Sul, em Curitiba (PR), como secretária Executiva do Conselho Distrital de Saúde indígena (Condisi).  

“Foi muito boa a nossa recepção, quando chegamos ao aeroporto e pegamos o ônibus para o hotel. E hoje pela manhã também foi disponibilizado o transporte para nos levar até o local do evento”, afirmou o indígena Kanio Tapirapé, da delegação de Kaiapó do Mato Grosso.

Além das delegações dos 34 DSEIs, o acolhimento atende outras equipes que participarão da Conferência, como das organizações indígenas, dos Conselhos Estaduais de Saúde, fóruns de trabalhadores em saúde, entre outras.

Por João Bosco de Araújo
Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS  

Fim do conteúdo da página