Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. Participantes da 5ª CNSI expõem necessidades e sugestões em relação ao tema central
Início do conteúdo da página

Participantes da 5ª CNSI expõem necessidades e sugestões em relação ao tema central

Escrito por Leonardo | Criado: Terça, 03 de Dezembro de 2013, 10h09 | Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2014, 10h09 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2013, 10h09

O segundo dia da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) foi aberto com o Diálogo Temático sobre o tema central do evento: “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e o SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”. O objetivo da atividade é dar oportunidade aos participantes de expressarem as necessidades sentidas, angústias, sugestões e expectativas em relação ao tema.

A questão mais recorrente entre os grupos foi o problema do alcoolismo nas aldeias. Em um deles, foi colocada a necessidade de que a Conferência resulte em uma orientação para que o tema seja abordado nos Conselhos Locais e Distritais de Saúde Indígena o quanto antes.

O tema das endemias nas aldeias, como a malária e a dengue, também foi abordado em uma das salas de debate. José de Assis, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Ceará, delegado que representa o segmento dos trabalhadores, colocou a falta de ações de combate a essas endemias por parte dos municípios na área indígena. “Trouxemos uma proposta para a Conferência: que a Sesai crie um Núcleo de Controle de Endemias nas aldeias”, contou.

A tarde haverá duas mesas centrais com os temas “Controle Social e Gestão Participativa”, às 14h, e “Atenção Integral e Diferenciada nas Três Esferas de Governo”, às 16h.

Por Ayana Figueiredo - CNS
Foto: Rafael Bicalho - CNS

Fim do conteúdo da página