Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. Stand retrata etapas locais e distritais da 5ª CNSI
Início do conteúdo da página

Stand retrata etapas locais e distritais da 5ª CNSI

Escrito por Leonardo | Criado: Quarta, 04 de Dezembro de 2013, 10h14 | Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2014, 10h15 | Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2014, 16h02

Stand etapas distritaisQuem está participando da Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), em Brasília (DF), pode conferir como foram as etapas locais e distritais, realizadas nas aldeias e cidades-sede dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), respectivamente, de abril a outubro deste ano. Um stand traz fotos, cartazes, camisetas, objetos e diversas informações à disposição dos visitantes.  

O DSEI Xavante foi o que trouxe o maior número de adereços para o stand das etapas locais e distritais. “Temos o upawatidz, um instrumento para tirar o caldo da mandioca, que as mulheres usam para fazer o beiju, um alimento típico da nossa região”, explica o indígena da etnia Xavante e técnico de enfermagem do DSEI, Lino Tsereubudzi.

Outra peça em exposição é usada pelos jovens quando eles se tornam adultos e saem da casa dos pais. “A partir de 11 anos eles podem participar da cerimônia e vestem o wanhoro (uma espécie de saia feita de palha) e então se tornam guerreiros. São oito grupos e cada um faz sua cerimônia, a cada cinco anos, sucessivamente. É uma festa muito importante, que precisa ser realizada antes dos pais e avôs morrerem”, disse Lino. Ele também comentou sobre a “gravata” que ele estava usando, um colar que carrega uma pena diferente para cada índio da tribo. “Alguns colocam remédio para proteger, caçar e usar na guerra. A minha é feita de pena de arara”. 

Stands parceiros
Os visitantes da 5ª CNSI também podem conhecer um pouco do trabalho dos parceiros da Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde (Sesai/MS), na luta pela causa indígena. Foram montados stands da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Fórum de Presidentes do Conselho Distrital de Saúde Indígena (FPCondisi), Comissão Nacional de Políticas Indigenistas (CNPI), Expedicionários da Saúde (EDS), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Fundação Nacional do Índio/Ministério da Justiça (Funai/MJ).

Por Graziela Oliveira
Fotos: Luís Oliveira - Sesai/MS

Fim do conteúdo da página