Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SESAI
  6. >
  7. Xavantes mostram rituais durante a 5ª CNSI
Início do conteúdo da página

Xavantes mostram rituais durante a 5ª CNSI

Escrito por Leonardo | Criado: Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h27 | Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2014, 10h27 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h27

Indígenas da etnia Xavante fizeram uma apresentação no início da tarde desta quinta-feira (5), no salão principal do Centro de Convenções Internacionais do Brasil, onde acontece a 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI).

Pintados e usando vários adereços, eles formaram uma roda e entoaram alguns ritos tradicionais do povo Xavante. O primeiro simbolizava o canto da vitória. Depois, eles mostraram a dança pela cura das doenças e recuperação da saúde.

Os índios também fizeram o rito que indica a iniciação dos novos guerreiros: os jovens indígenas que acabam de se formar e ganham a liberdade para buscar seus próprios desafios.

Ao final da apresentação, os Xavantes convidaram os presentes, não índios e de outras etnias, para se juntar a eles. A roda foi aumentando e, em poucos minutos, uma bonita dança reunindo diferentes pessoas abrilhantou o espaço da Conferência.

“O que nós queremos é preservar nossos ritos. Que nossos jovens vejam o que os adultos estão fazendo e não percam nossa cultura”, disse Agnelo Xavante.

Por Graziela Oliveira
Foto: Luís Oliveira - Sesai/MS

Fim do conteúdo da página