Ir direto para menu de acessibilidade.
Novo Coronavírus - tire suas dúvidas
Banner teleSUS clique aqui
Início do conteúdo da página

Secretário da Sesai expõe resultado final da 5ª CNSI durante Reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIT)

Escrito por Leonardo | | Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2014, 11h56 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2013, 11h49

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) esteve representada na última Reunião Ordinária de 2013 da Comissão Intergestora Tripartite (CIT) do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada nessa quinta-feira (12), no auditório da Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. Na oportunidade, o secretário Antônio Alves relatou, durante os informes, o resultado final da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI), que ocorreu entre os dias 2 e 6 de dezembro, na capital federal.

O secretário expôs os números do relatório consolidado das propostas aprovadas fazendo um relato sucinto da conferência que, durante cinco dias, reuniu delegações de indígenas e não indígenas dos 34 Distritos Sanitários Especiais indígenas (DSEIs) para o processo de construção e reformulação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Em outro momento, o secretário Antônio Alves destacou o clima de harmonia durante o evento e assinalou as novas possibilidades que foram abertas para a construção de parcerias, observando as expectativas na busca de integração nas três esferas governamentais.

Na reunião, ainda foram abordados temas como a Portaria nº 2.974, de 4/12/2013, publicada na ocasião da conferência, que amplia a lista de medicamento para atendimento aos povos indígenas, incluindo componentes básicos, estratégicos e especializados da assistência farmacêutica com a aquisição através dos DSEI/SESAI/MS de medicamentos e insumos constantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Outro item apontado foi a rejeição do concurso público para a área de saúde indígena.

A Reunião da Comissão Intergestora Tripartite teve como pauta outros temas relevantes para o SUS, ente os quais, o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), a organização dos serviços de Ouvidoria, das Doenças Sexuamente Transmissíveis (DST/Aids) e hepatites virais, e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. Ela foi presidida pelo secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Luiz Odorico Monteiro.

O encontro contou, ainda, com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Wilson Duarte Alecrim; do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Antonio Carlos Nardi; além de representantes dos conselhos e das secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de Assistência à Saúde (SAS) e de Ciência e Tecnologia (SCTIE), do Ministério da Saúde.

Por João Bosco de Araújo
Fotos Igor Freitas    

registrado em:
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página