Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGEP
  6. >
  7. Oficina sobre equidade nos serviços de saúde faz parte de Congresso Internacional
Início do conteúdo da página

Oficina sobre equidade nos serviços de saúde faz parte de Congresso Internacional

Escrito por alexandreb.sousa | Publicado: Sexta, 01 de Junho de 2018, 15h49 | Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 16h57

Na programação da Rede Unida, a atividade contou com profissionais e trabalhadores da saúde, educadores e representantes do controle social

Foto:Caroline Oliveira,Nucom/SGEP

Nesta quarta-feira (30), foi realizada a oficina ‘Equ-ação: promoção da equidade nos serviços de saúde’ durante o 13º Pré-congresso Internacional da Rede Unida, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus/AM. A atividade foi ministrada pela servidora Dandara Baçã, técnica do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP/MS).

Com um público-alvo diverso, composto por profissionais e trabalhadores da saúde, educadores e representantes do controle social, a atividade teve como objetivo discutir e refletir casos baseados no cotidiano das populações em situação de vulnerabilidade, suas especificidades e as políticas de promoção da equidade em saúde.

Para a servidora Dandara Baçã, espaços como esses são importantes para a construção de novas estratégias de equidade na atenção básica. “A utilização de metodologias práticas, como oficinas, é o fomento para pensarmos em estratégias para a inserção da equidade nos serviços de saúde, contemplando as diferentes políticas e modos interculturais de transformar a política pública em atividades dentro desses serviços, melhorando assim o acesso dessas populações em situações de vulnerabilidades”, destacou.

O trabalho foi iniciado com a discussão sobre o conceito de equidade e apresentação das políticas de promoção da equidade em saúde, geridas pelo DAGEP, como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, de Educação Popular em Saúde e respectivos Planos Operativos. Foram abordados os eixos estratégicos para auxiliar na implementação das referidas políticas nos instrumentos de gestão, além da Política Nacional de Saúde da População em Situação de Rua e a Saúde do Povo Cigano.

Outros temas de participação social, como movimentos sociais, conselhos de saúde, comitês técnicos, conferências e a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde também foram informados aos integrantes da oficina.

A estrutura organizacional da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) também foi exposta e colocada à disposição dos participantes: o DAGEP, que tem como missão propor, apoiar e acompanhar as políticas de gestão participativa do SUS, atuando na implementação das políticas de promoção da equidade em saúde; o Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS, que compete à responsabilidade de ouvir, analisar e encaminhar as demandas dos usuários; e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS, que compete realizar atividade de auditoria para verificar a adequação das ações e serviços públicos de saúde e a sua regularidade quanto aos aspectos técnico-científicos, contábeis, financeiros e patrimoniais da aplicação dos recursos do SUS.

Por fim, falou-se dos cursos gratuitos de ensino a distância sobre a população negra, LGBT e do campo, da floresta e das águas disponíveis na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Para inscrição e demais informações, acesse:

Saúde da População Negra: https://www.unasus.gov.br/cursos/oferta/417112

Política de Saúde LGBT: https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=44

Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas: https://ufc.unasus.gov.br/ava/ e https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=17

Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas: https://www.unasus.gov.br/cursos/oferta/417199

Acesse mais fotos: https://goo.gl/LfrGHL

Por Caroline Oliveira do Nucom SGEP
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página