Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Campanha Amamentação 2019

Início do conteúdo da página

Região Centro Oeste recebe 4ª Oficina de atualização da PNEPS

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 15h59 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 15h59

Realizado em Brasília, evento discutiu propostas para atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

Foto: Amilton Marques

Buscando estabelecer estratégias para atualizar a Portaria GM/MS nº 1996 do ano de 2007, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), promoveu a quarta Oficina Regional sobre atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília.

Durante a mesa de abertura, o secretário da SGTES, Rogério Abdalla, agradeceu todos os participantes e parceiros da Oficina e destacou a importância do debate em torno da pauta. “Esta e as demais oficinas têm sido importantes eventos para retomar a discussão da PNEPS, sendo este tema uma prioridade no elenco de ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.

Já a diretora do Deges, Cláudia Brandão, informou que o Departamento tem recebido feedbacks positivos sobre a retomada das discussões de atualização da PNEPS e destacou a aprovação da última conferência sanitária pan-americana. “Um aspecto relevante que demonstra que estamos no rumo certo são as mais recentes orientações mundiais acerca da temática da educação permanente”.

A diretora comunicou ainda que, por meio de uma parceria do Deges com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), está em andamento o edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, uma iniciativa orientada a realizar um mapeamento das experiências de Educação Permanente para captar e documentar os conhecimentos considerados mais exitosos, inovadores e relevantes.

Na oficina da PNEPS no Centro Oeste, foram apresentadas as dificuldades e as alternativas propostas pelos representantes dos estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as quais foram avaliadas e consolidadas para posterior discussão e tomada de decisão sobre o processo de atualização da PNEPS.

A PNEPS

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS. Além disso, é também compreendida como uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos formativos e das práticas pedagógicas e de saúde. A oficina da Região Centro Oeste é a quarta do conjunto de atividades regionais para discussão coletiva sobre a atualização da PNEPS. A próxima oficina será entre os dias 30 de novembro e primeiro de dezembro, com representantes do estado sudeste.

Por Amilton Marques, do Nucom/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/2351/2745

Fim do conteúdo da página