Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Região Centro Oeste recebe 4ª Oficina de atualização da PNEPS

Escrito por Alessandra Bernardes | | Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 15h59 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 15h59

Realizado em Brasília, evento discutiu propostas para atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

Foto: Amilton Marques

Buscando estabelecer estratégias para atualizar a Portaria GM/MS nº 1996 do ano de 2007, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), promoveu a quarta Oficina Regional sobre atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília.

Durante a mesa de abertura, o secretário da SGTES, Rogério Abdalla, agradeceu todos os participantes e parceiros da Oficina e destacou a importância do debate em torno da pauta. “Esta e as demais oficinas têm sido importantes eventos para retomar a discussão da PNEPS, sendo este tema uma prioridade no elenco de ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.

Já a diretora do Deges, Cláudia Brandão, informou que o Departamento tem recebido feedbacks positivos sobre a retomada das discussões de atualização da PNEPS e destacou a aprovação da última conferência sanitária pan-americana. “Um aspecto relevante que demonstra que estamos no rumo certo são as mais recentes orientações mundiais acerca da temática da educação permanente”.

A diretora comunicou ainda que, por meio de uma parceria do Deges com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), está em andamento o edital do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, uma iniciativa orientada a realizar um mapeamento das experiências de Educação Permanente para captar e documentar os conhecimentos considerados mais exitosos, inovadores e relevantes.

Na oficina da PNEPS no Centro Oeste, foram apresentadas as dificuldades e as alternativas propostas pelos representantes dos estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as quais foram avaliadas e consolidadas para posterior discussão e tomada de decisão sobre o processo de atualização da PNEPS.

A PNEPS

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é voltada para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS. Além disso, é também compreendida como uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos formativos e das práticas pedagógicas e de saúde. A oficina da Região Centro Oeste é a quarta do conjunto de atividades regionais para discussão coletiva sobre a atualização da PNEPS. A próxima oficina será entre os dias 30 de novembro e primeiro de dezembro, com representantes do estado sudeste.

Por Amilton Marques, do Nucom/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580/2351/2745

Fim do conteúdo da página