Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. 1º Seminário Internacional de Residências em Saúde
Início do conteúdo da página

1º Seminário Internacional de Residências em Saúde

Escrito por Tatiana Teles | Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 16h17 | Última atualização em Segunda, 28 de Maio de 2018, 15h08

Entre os dias 15 a 18 de maio, em São Paulo instituições de ensino, comissões nacionais e gestores federais, estaduais e municipais participaram do Sires

Box Title

Crédito: Vinicius Vinci


Diretor do Depreps,  Denilson Campello, durante o 1º Seminário Internacional de Residências em Saúde

Considerada uma das pautas prioritárias da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), o Sires teve como objetivo construir uma medicina mais qualificada à população brasileira. A definição de novas diretrizes, processos e fomento de uma maior integração entre ensino, serviço e população com o objetivo de garantir um aprimoramento na formação e qualificação dos profissionais de saúde foram algumas das pautas durante quatro dias de evento.

Para o secretário da SGTES, Rogério Abdalla é preciso incentivar a formação dos especialistas. “ Com o Pró – Residência queremos fomentar as Residências Médicas e Residências em Área Profissional de Saúde, em especialidades e áreas de atuações em regiões prioritárias”, declarou Abdalla. Essas regiões ainda apresentam vazios de formação e assistência.

No primeiro dia foram ministradas palestras pelo Diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da provisão de profissionais de Saúde (Depreps),  Denilson Campello e o assessor do Ministério da Saúde, Neilton de Oliveira,  sobre Pró – Residência e Residências em Saúde.

O segundo dia foi marcado por palestras sobre Planejamento e Gestão Financeira das Residências em Saúde, com palestrantes como Adhemar Figueiredo Neto, representante do Ministério da Educação; Pilar Navarro, da Escola Andaluzia de Saúde Pública – Espanha; Yessenia Huarcaya, representante do Ministério da Saúde do Peru e; Isabel Duré, Ministério da Saúde da Província de Buenos Aires – Argentina. À tarde os convidados se dividiram em 4 grupos com temas: Integração ensino e serviço nas residências em saúde; Pesquisa Preceptoria em Programas de Residência: Ensino, pesquisa e gestão.  Trabalho e educação interprofissional nas residências em saúde; Contribuições teóricas para a compreensão da prática colaborativa como base para o efetivo trabalho em equipe. Planejamento e gestão financeira das residências em saúde e o quarto grupo Residências em saúde em regiões de difícil provimento; O desafio do provimento de médicos e da organização das residências em saúde em áreas remotas e de difícil acesso.

Já no terceiro dia, as palestras tiveram temas como Residência em Saúde em regiões de difícil provimento, Formação em medicina de família e comunidade e outras categorias na Equipe Saúde da Família (Esf), por Thiago Gomes da Trindade, Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; Ciclo de Destinação do sistema de saúde chileno e programa especial da presidência da república para formação de especialistas, Glória Burgos,  Ministério da Saúde – Chile; Entregando saúde nas comunidades rurais, Clayton Coelho, especialista em medicina de família e comunidade, representante do Projeto Xingu e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); A experiência peruana sobre a formação de profissionais de saúde em regiões de difícil provimento, Yessenia Huarcaya, Ministério da Saúde – Peru.

No último dia, houve as apresentações de todo material produzido pelos 4 grupos e o encerramento feito pelo diretor do Depreps, Denilson Campello, com agradecimento a todos os participantes, além das mais de 40 instituições que estiveram presentes. “ Este seminário tem a intenção de reparar possíveis brechas ainda existentes dentro do processo das residências em saúde, sabemos da dificuldade na execução dos programas pelos senhores, foi por isso e para isso que ficamos aqui reunidos.”, declarou Campello.

Arquivos para Download

Apresentação SIRES_AdrianaCavalcanti

apresentação SIRIS_Adhemar D. Figueiredo Neto

apresentação_SIRES_Clayton de Carvalho

ApresentacaoDenilson1SIRES

Argentina Sistema de Información para la Gestión de Residencias_Isabel Dure

Carrera Sanitaria España_Pilar Navarro_Apresentacao

Ciclo de destinacion_BRASIL2_GLORIA BURGOS M

DureResidenciasArgentina_Apresentacao

experiencia de formacion de prof serums

Formação em MFC_maio2018_THIAGO TRINDADE

Gestion de Residencias medicas en Peru_Yessenia Huarcaya

Grupo 4 SIRES_Dra Leonor Pacheco

I SIRES Pratica colaborativa e efetivo trabalho em equipe Maio 2018_Marina Peduzzi

I_SIRES_MarceloViana

MEC_AdhemarFiguereido_apresentacao

MEC_AdhemarFiguereido_apresentacao2

PLANEJAMENTO E GESTÃO FINANCEIRA_Maria Dilma Alves

Planificación Residencias España_Pilar Navarro

Residencias-MonicaPadilla_Apresentacao

StefanusSnymanpresentationResidency (Brazil May 2018)_Apresentacao

 

Por Ricardo Sanchez, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-358

Fim do conteúdo da página