Pet-Saúde divulga resultado final dos projetos selecionados
Início das atividades estão previstas a partir da segunda semana de novembro
Foi divulgado, nesta quarta-feira (31), no Diário Oficial da União, o resultado final da seleção de projetos para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade). Aproximadamente 200 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas sem fins lucrativos e secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país submeteram propostas. Como resultado final, 120 projetos foram selecionados, sendo aptos, para os próximos dois anos, a implementarem atividades de integração ensino-serviço-comunidade utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional em Saúde (EIP) com foco no desenvolvimento do SUS.
A Secretária da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS), Cláudia Brandão, enfatizou importantes aspectos durante o processo de seleção das propostas, tais como a elevada qualidade dos conteúdos dos projetos submetidos e o grande interesse das Instituições de Ensino Superior do país e serviços de saúde para essa edição do PET-Saúde. A Secretária mencionou ainda sobre a transparência adotada para a seleção dos projetos e os esforços para contemplar o maior número de propostas, levando em conta a disponibilidade orçamentária para o desenvolvimento das ações.
“Todas as regiões geográficas do país tiveram projetos aprovados nesta edição do PET-Saúde. Isso demonstra o interesse das instituições formadoras e serviços de saúde para promoverem mudanças na educação das profissões da área da saúde, integrando a academia à realidade do trabalho em saúde por meio da abordagem da Educação Interprofissional, sendo essa uma proposta inovadora para formar profissionais de saúde mais aptos para o trabalho em equipe”, salientou Brandão.
Em breve os coordenadores dos projetos aprovados receberão informações mais detalhadas sobre os próximos passos.
Clique para conferir o resultado final
A lista com o resultado da interposição de recursos também já está disponível. Das 49 instituições que entraram com o pedido, 15 foram classificadas.
Confira o resultado da interposição de recursos
O PET-Saúde/Interprofissionalidade
O PET-Saúde, edição Interprofissionalidade, é a nona edição do Programa e consiste em uma proposta inovadora promovida pela SGTES/MS com a finalidade de dar continuidade à promoção de iniciativas para o fomento de processos de integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde. Para essa edição, priorizou-se o tema da Educação Interprofissional (EIP), sendo uma abordagem reconhecida pela Organização Mundial da Saúde com comprovada capacidade para melhorar a qualidade dos sistemas de saúde, tornando os serviços de saúde mais resolutivos, a partir do desenvolvimento de práticas profissionais mais colaborativas.
O PET-Saúde/Interprofissionalidade faz parte do conjunto de atividades previstas no plano de ação do Brasil para implementação da EIP, conforme chamado feito pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no ano de 2016.
Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa - (61) 3315-3580
Redes Sociais