Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. DEGES apresenta panorama sobre a RET-SUS em evento do FNCE
Início do conteúdo da página

DEGES apresenta panorama sobre a RET-SUS em evento do FNCE

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 15h58 | Última atualização em Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 16h31

Departamento foi representado pela coordenadora-geral da CGATES, que falou sobre a RET-SUS e as demandas relacionadas à Educação na Saúde

Durante os dias 28 e 29 de novembro, o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) promoveu a II Reunião Plenária Nacional de 2018 no Campus II da Universidade Católica de Brasília, onde reuniu os presidentes dos Conselhos Estaduais de Educação de todo o país.

Convidado a participar do encontro, o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), foi representado pela Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES). Na ocasião, a coordenadora da CGATES, Vanessa Rezende, apresentou um panorama sobre a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), bem como as demandas relacionadas aos trabalhos no âmbito da educação profissional de nível técnico dos trabalhadores da saúde, especialmente os cursos Técnicos da Saúde e Pós Técnicos.

Projetos como o “Curso Técnico em Órteses e Próteses”, que será ofertado inicialmente pelas Escolas Técnicas das regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste, e o “Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde”, que visa a definição de estratégias de articulação entre a RET-SUS e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), do Ministério da Educação (MEC), foram apresentados e discutidos.

“É preciso que a Saúde e a Educação caminhem juntas. O nosso objetivo é ofertar um melhor atendimento à saúde para a população. E o aprimoramento e a capacitação dos profissionais técnicos do SUS são extremamente relevantes para esse processo”, avaliou a coordenadora da CGATES.

Ordinariamente, o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação reúne-se duas vezes por ano em Plenária Nacional, sempre tendo como objetivo principal a discussão de assuntos de relevância para a educação nacional, destacadamente no âmbito de atuação dos Conselhos Estaduais de Educação.

Por Amilton Marques, do NUCOM SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página