Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Campanha Amamentação 2019

Início do conteúdo da página

Residência Multiprofissional é tema de reunião entre Ministérios e Conselhos Profissionais

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 18h20 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 18h20

O encontro colocou em pauta temas para fortalecer as ações da categoria na área da Saúde

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) se reuniu, nesta terça-feira (29), com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) para continuidade à proposta de construção coletiva de políticas públicas de saúde.

“A discussão direta com os conselhos profissionais é muito importante para que possamos avançar no que realmente se precisa para o mercado de trabalho e para a população”, ressaltou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro.

Sob o tema da Residência Multiprofissional, os conselhos puderam sinalizar as perspectivas em relação à pauta. “A residência é muito importante, pois se consegue estimular e valorizar os profissionais. A residência multiprofissional é relevante porque, normalmente, o profissional acaba retornando para atuarem nas áreas que residiram. Isso é um estímulo para os profissionais”, destacou a assessora da Presidência do CFF, Zilamar Costa.

A formação profissional também foi tema de debate prioritário da reunião. Para Rosana Melo, representante do Ministério da Educação, a pasta está atenta para que os cursos tenham qualidade necessária para formação dos profissionais da saúde “A proposta do MEC é fazer um monitoramento. Ainda estamos estudando a estratégia, mas a ideia é que se atue como vigilantes nos cursos de graduação e, posteriormente, nas áreas de especialização. Vamos propor uma agenda para tratarmos deste tema”, pontuou Rosana.

“A qualidade da formação profissional é de interesse nacional. O material desta reunião será apresentado ao ministro da Saúde e ministro da Educação para pensarmos em novos critérios que possibilitem uma educação cada vez mais qualificada”, finalizou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro.

Reuniões com Conselhos

Desde o início do mês, a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, realiza uma série de reuniões com os Conselhos Profissionais com o objetivo de aproximar o diálogo e contribuir para uma construção coletiva das pautas da pasta.

Para o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da SGTES, Hélio Angotti, a agenda de reuniões com os conselhos é o primeiro passo de uma caminhada conjunta das ações. “A gente atravessa um momento muito positivo de abertura de diálogos. A nossa proposta é mantermos uma agenda fixa com os conselhos”, ressaltou.

Por Natalia Pinheiro, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página