Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Ministério da Saúde se reúne com Conselho Federal de Nutricionistas
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde se reúne com Conselho Federal de Nutricionistas

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 17h16 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 17h16

A reforma dos conteúdos das plataformas digitais voltadas à capacitação profissional foi um dos temas discutidos


Foto: Priscilla Klein

Com o objetivo de construir um trabalho conjunto, focado na excelência da formação profissional com consequente melhora no atendimento à população, o Ministério da Saúde tem realizado uma série de reuniões com os conselhos profissionais na área da saúde. Na última quarta-feira (27), o encontro aconteceu na sede do Conselho Federal de Nutricionistas, em Brasília (DF).

“É importante que os conselhos participem de forma efetiva na construção de propostas pedagógicas baseadas nas necessidades da população. Precisamos estabelecer um diálogo, garantindo a qualidade da formação dos profissionais”, afirmou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro.

Entre os pontos debatidos durante a reunião estavam as possíveis mudanças no perfil das plataformas digitais destinadas a formação e capacitação profissional. A proposta da pasta é descentralizar a competência, contando com a colaboração dos Conselhos para a formulação e definição do conteúdo produzido.

“Nosso foco deve ser a promoção da saúde e a prevenção da doença. Precisamos traçar o perfil epidemiológico do país e formular conteúdos que atendam às demandas da sociedade. As categorias podem contribuir muito nesse processo de construção”, garantiu Mayra.

A incorporação de profissionais de nutrição para composição de equipes multiprofissionais, a valorização da profissão e a determinação de critérios para abertura de cursos de Ensino à Distância (EAD) também foram assuntos da reunião, que contou também com a participação da conselheira Federal de Nutricionistas, Darlene da Silva, e da superintendente do CFN, Roseane Maria da Silva.

Para Darlene, a aproximação é fundamental para se estabelecer uma comunicação unificada. “O tema Segurança Alimentar e Nutricional tem sido muito debatido na sociedade. Os conselhos têm o papel de fiscalizar, sendo assim, temos que estar em consonância com o governo, falando a mesma língua, principalmente no que se refere à formação e o exercício profissional”, reforçou.

Além do encontro com o Conselho Federal de Nutricionistas, já foram realizadas reuniões com o Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA) e Conselho Federal de Odontologia.

A intenção é que até o final de abril, a pasta convoque uma reunião com todos os conselhos profissionais da área da saúde, de modo que sejam organizadas as pautas e propostas discutidas.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Conselho Federal de Nutricionistas

Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) é uma autarquia federal sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional, em defesa da sociedade. É um órgão central do Sistema CFN/CRN.

Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página