Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Ministério da Saúde participa do 25º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde participa do 25º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 10h57 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 10h57

O evento debateu as novidades referentes a tratamentos e procedimentos cirúrgicos da especialidade médica

Foto: Divulgação/CNNO 2019

Com o objetivo de abordar temas atuais e apresentar trabalhos científicos voltados à área da oftalmologia, a cidade de Natal (RN) sediou, de 28 a 30 de março, o 25º Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia.

Representando o Ministério da Saúde, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, compareceu à cerimônia de abertura do evento e falou sobre temas ligados à regulação profissional, formação e qualificação dos trabalhadores, além de defender o papel e a importância da especialidade para a saúde pública.

“Sustentamos a importância da nossa participação enquanto equipe multiprofissional, trabalhando e discutindo com os conselhos o papel de cada profissão. Temos ainda brigas históricas, no que diz respeito ao exercício de algumas profissões da saúde. Nossa intenção é discutir saídas que não precisem levar, no exercício de nossas profissões, à judicialização. A SGTES é o espaço para isso: deliberar e dialogar com os conselhos de classe e de representações das categorias da saúde sobre litígios que nos separam e impedem que, juntos, possamos exercer saúde de boa qualidade, saúde com dignidade para profissionais e pacientes”, ponderou Mayra.

Durante os três dias de encontro, cerca de mil participantes, de todo o país, tiveram a oportunidade de conferir apresentações científicas, bem como apresentações de casos clínicos frequentes no dia a dia dos consultórios e novidades em nível mundial referentes a tratamento e procedimentos cirúrgicos para doenças como catarata, glaucoma, miopia, olho seco, tumores oculares, estrabismo e descolamento de retina.

O copresidente do Congresso, Marco Rey, afirmou que o evento foi uma oportunidade para os participantes se atualizarem sobre temas inovadores da especialidade. “A tecnologia tem nos favorecido bastante para que as cirurgias e os tratamentos na área da oftalmologia resultem em procedimentos menos invasivos, com possibilidade de recuperação cada vez mais rápida, favorecendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes e um resultado muito mais preciso”, enfatizou.

Estiveram presentes no Congresso, o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), José Augusto Ottaiano; o presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (SNNO), além de especialistas e autoridades na área como Paulo Cesar Silva Fontes, que foi homenageado pela atuação na introdução e divulgação - com outros pioneiros - das técnicas mais modernas da cirurgia da catarata no Brasil, que continuam em evolução.

Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página