Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde e Conselho Federal de Biologia se reúnem para dialogar sobre pautas da categoria

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 16h09 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 17h33

O encontro debateu sobre a qualidade da formação dos profissionais da área e os cursos de ensino à distância

Box Title

Foto: Mirna Nóbrega

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) participou, nesta terça-feira (09), do encontro com o Conselho Federal de Biologia (CFBio). A reunião faz parte da iniciativa da secretaria de aproximação com os conselhos profissionais, com o objetivo de dialogar sobre as pautas das categorias e realizar a construção coletiva de políticas públicas de saúde.

Realizado na sede do CFBIO, em Brasília, o encontro contou com a presença da secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, e o presidente do Conselho Federal de Biologia, Wlademir João Tadei. 

A pauta abordou as áreas de atuação do profissional, os cursos de ensino a distância e a importância da formação do profissional. Foi apresentado o Parecer CFBIO nº01/2010 e a Resolução nº300/2012 que abordam os requisitos mínimos para a formação e qualificação do biólogo, pontuando que os cursos devem atender a uma carga horária mínima e privilegiar atividades obrigatórias de campo, laboratórios e adequada instrumentação.

O encontro também marcou o convite da secretária para que o CFBIO participe das reuniões mensais que serão realizadas com a presença de todos os conselhos.  “Cada profissão tem suas demandas, algumas destacam a questão da remuneração e da precarização, outras dos cursos de ensino a distância e o nosso objetivo com as reuniões mensais da SGTES é de que os conselhos possam dialogar com o ministério, para resolvermos juntos estas questões”, pontuou a secretária Mayra Pinheiro.

“O objetivo do CFBIO é garantir a qualidade do profissional da área, oferecendo o melhor para a sociedade. A atuação da SGTES é um ponto de confluência entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, atuando no diálogo com os conselhos”, pontuou o presidente do CFBIO, Wlademir João Tadei, que registrou disposição da categoria em participar da construção coletiva das pautas da área.

Ainda durante a reunião foi registrado que este ano será celebrado os 40 anos da regulamentação da Profissão de Biólogo e da criação do Conselho Federal de Biologia (CFBio). Atualmente o biólogo pode atuar nas áreas do Meio Ambiente e Biodiversidade, da Saúde e da Biotecnologia e Produção, totalizando 86 áreas.

Reuniões com Conselhos

Desde o início do ano, uma série de reuniões vem sendo realizadas com o objetivo de viabilizar a construção coletiva das pautas da pasta. Os encontros fazem parte da estratégia de fortalecimento do diálogo entre o Ministério e os conselhos profissionais.

Além do encontro com o CFBIO, até o presente, já foram realizadas reuniões com os Conselhos Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (Conter), Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFA) e Conselho Federal de Odontologia (CFO).

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Conselho Federal de Biologia

O objetivo do CFBIO e dos conselhos regionais visa defender, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional do Biólogo, representando os interesses gerais dos profissionais e assegurando a qualidade dos serviços prestados a sociedade. Além de zelar, juntamente com os Biólogos, pela vida em todas as suas formas e pelos interesses sociais, tendo como referência o desenvolvimento científico e tecnológico necessário à constante melhoria da qualidade de vida da população, à conservação e a sustentabilidade da biodiversidade e dos ecossistemas. Uma das iniciativas do conselho para despertar o interesse para a melhoria dos Cursos de formação profissional no pais foi a criação do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas. O objetivo é mostrar à sociedade os cursos que oferecem um trabalho de qualidade, dentro de princípios éticos e de excelência profissional. Este ano será realizada a terceira edição.

Por Mirna Nóbrega, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página