Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

MS e MDH debatem propostas do programa QUALISAÚDE-BRASIL

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 14h49 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 17h16

Entre as ações apresentadas, destacam-se a redução da mortalidade materno-infantil e a prevenção da gravidez na adolescência

Foto: Priscilla Klein

O Ministério da Saúde realizou, na última quarta-feira (10), reunião com representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O encontro teve como objetivo debater os principais pontos do Programa Saúde de Qualidade para o Brasil – QUALISAÚDE-BRASIL e marcar a participação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) no I Fórum Brasileiro Mães de Prematuro e Seminário Mães e Mães de Crianças com Microcefalia,  com data e local a confirmar.

 “A parceria com Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é muito importante para a construção de políticas públicas desafiadoras em áreas estratégicas sob as perspectivas de impacto social, econômico e epidemiológico”, afirmou Mayra Pinheiro, que, durante a reunião, sustentou a relevância dos principais eixos temáticos que compõem o programa, entre os quais destacou a prevenção da gravidez na adolescência e a redução da mortalidade materno-infantil.

A reunião contou com a presença da diretora do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Lilia Nunes dos Santos, e da coordenadora-geral de Atenção Integral à Gestante e à Maternidade, Fernanda Feitosa.

Programa Saúde de Qualidade para o Brasil – QUALISAÚDE-BRASIL

O QUALISAÚDE-BRASIL é um programa interministerial (Ministério da Justiça; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Ministério da Educação; Ministério da Saúde; Ministério Público Federal), que envolve a SGTES e demais Secretarias do Ministério da Saúde e da Defensoria Pública da União. Sua proposta é oferecer educação em saúde, em eixos temáticos estratégicos, além de requalificar o ensino em saúde e dimensionar a força de trabalho nas unidades de urgência e emergência e na atenção primária, em busca de melhorar os índices de qualidade de vida dos brasileiros.

Principais eixos temáticos:

  1. a)    Prevenção da Violência e de suas repercussões na saúde (violência no trânsito, violência contra a mulher e a criança, suicídio, automutilação, drogas);
  2. b)    Prevenção da gravidez na adolescência;
  3. c)    Imunização e ampliação da cobertura vacinal;
  4. d)    Prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (Sífilis);
  5. e)    Redução da mortalidade materno-infantil.

Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

O QUALISAÚDE-BRASIL é um programa interministerial (Ministério da Justiça; Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; MEC; Ministério da Saúde; Ministério Público Federal) envolvendo a SGTES e demais Secretarias do Ministério da Saúde e Defensoria Pública da União. Destinado a oferecer educação em saúde em eixos temáticos estratégicos, requalificar o ensino em saúde e dimensionar a força de trabalho no país nas unidades de urgência, emergência e na atenção primaria, em busca de melhorar os índices de qualidade de vida.

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página