Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Ministério da Saúde participa de Fórum da Academia Brasileira de Pediatria
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde participa de Fórum da Academia Brasileira de Pediatria

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h31 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 16h13

O encontro debateu sobre as transformações da família e da sociedade brasileira e seu impacto na infância e juventude

Box Title

Crédito da foto: Mirna Nóbrega

Crédito da foto: Mirna Nóbrega

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) participou do 21º Fórum Acadêmico Ênnio Leão, nos dias 25 e 26 de abril, em Belo Horizonte – MG. O evento foi realizado pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP), pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e localmente pela Academia Mineira de Pediatria (AMP) e pela Sociedade Mineira de Pediatria (SMP).

O homenageado desta edição foi o Acadêmico Professor Emérito Dr. Ênnio Leão, médico com marcante trajetória em prol da pediatria e na defesa da categoria. O evento teve como tema principal “as transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”. As conferências e mesas-redondas abordaram sobre o parto adequado, segurança na internet, maioridade penal e os limites e desafios na infância e adolescência e, ainda sobre a família, a escola e a sociedade na atualidade.

“A grande importância desse evento é que além de reunir diversos profissionais de todas as áreas, entre médicos pediatras, ginecologistas, psicólogos, estudantes de medicina e residentes, ele é aberto para a comunidade. O objetivo é justamente levar a discussão para a sociedade“, destacou o Presidente da Academia Mineira de Pediatria, Paulo César Pinho Ribeiro.

Representando o Ministério da Saúde, a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, participou da mesa de abertura e fez um convite à Sociedade Brasileira de Pediatria para que a entidade apoie o Selo de “Unidade amiga da vacinação” que visa estimular as ações de imunização no país.

“O apoio da SBP é fundamental, uma vez que o pediatra é o profissional que tem o papel de orientar, cuidar e proteger as crianças junto com suas famílias. A ideia da união da SBP com Ministério da Saúde na conferência do selo ‘unidade amiga da vacinação’ é promover e reforçar as ações de imunização no âmbito da atenção primária, garantindo assim, melhores resultados na cobertura vacinal e, consequentemente, maior proteção às nossas crianças”, destacou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro.

O selo tem o objetivo de fortalecer estratégias para controle, eliminação ou erradicação de doenças imunopreveníveis e estimular o processo de melhoria dos indicadores da cobertura vacinal no território, bem como envolver e mobilizar as equipes de Atenção Primária à Saúde/Atenção Básica na cultura de prevenção e proteção de doenças na população. A demanda foi acolhida pelo presidente da Academia Brasileira de Pediatria, Mario Santoro Junior que se prontificou a levar as demandas do ministério para análise pela sociedade.

Realizado na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o evento ofereceu um espaço de debate e troca de experiências profissionais e acadêmicas entre profissionais da saúde, da educação, do judiciário e da comunidade em geral.

A convite do Ministério da Saúde, a Coordenadora-geral de Atenção Integral à Gestante e à Maternidade do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Fernanda Feitoza, também esteve presente no Fórum.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Por Mirna Nóbrega, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página