Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Ministério da Saúde participa do Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde participa do Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 16h33 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 16h33

O evento debateu o tema do trabalho com saúde e segurança destacando a prevenção como a grande prioridade

Foto: Mirna Nóbrega

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) participou do Seminário Internacional sobre Grandes Acidentes do Trabalho: efetividade da prevenção, nos dias 25 e 26 de abril, em Belo Horizonte – MG. O evento colocou em pauta o tema do trabalho seguro e teve como objetivo discutir medidas de prevenção, o marco regulatório atual, a tratativa do tema em outros países e como a sociedade pode se organizar.

A conferência de abertura abordou o tema “Do risco aos grandes acidentes: como construir a prevenção?”, tendo como palestrante o professor Doutor da Universidade Nova de Lisboa, João Areosa, que pontuou a prevenção como grande foco do debate. “Quanto mais prevenção, menos acidentes iremos ter, mas nunca vamos conseguir, infelizmente, eliminar todos os acidentes. O risco zero não existe”, pontuou Areosa.

Na mesa de abertura também estiveram o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Brito Pereira e o presidente do Tribunal Regional de Minas Gerais (TRT-MG), desembargador Marcus Moura Ferreira, que destacou o trabalho seguro como direito constitucionalmente garantido a todos os trabalhadores urbanos e rurais. Além disso, o direito Ambiental do Trabalho no Brasil e as repercussões diversas dos grandes acidentes também foram temas de debate no evento. A participação do médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva trouxe a perspectiva da medicina, destacando as possíveis reações, os sintomas e as consequências do trauma das vítimas de um acidente de trabalho. 

Realizado pelo TST, pelo CSJT, pelo TRT-MG, pelo Programa Trabalho Seguro e pela Escola Judicial do TRT-MG, com apoio da Associação dos Magistrados do Trabalho da 3a Região (Amatra3), o evento fez parte da mobilização pelo Abril Verde para um trabalho mais seguro e saudável para todos. Neste ano, completa 50 anos que o dia 28 de abril foi escolhido para marcar a mobilização de empregados e empregadores em favor da saúde e da segurança no trabalho. 

Representando o Ministério da Saúde, a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, registrou a importância do ministério participar do evento e se comprometeu a participar da construção de políticas públicas destinadas a prevenção e redução de acidentes de trabalho e qualificação dos profissionais para atendimento às vítimas.

Realizado na Escola Superior Dom Hélder Câmera, o evento finalizou com um minuto de silêncio pelas vítimas de acidente de trabalho, em especial de Brumadinho, e uma homenagem ao Corpo de Bombeiros. Ainda durante o encerramento a “Carta de Minas Gerais sobre Grandes Acidentes do Trabalho: efetividade da prevenção” foi lida pela coordenadora do Programa Trabalho Seguro, a ministra do TST, Delaíde Miranda Arantes.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Por Mirna Nóbrega, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página