Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página

MS e UNA-SUS se reúnem para discutir propostas sobre formação educacional na área da saúde

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 16h55 | Última atualização em Segunda, 06 de Maio de 2019, 12h06

O evento contou com apresentações do sistema UNA-SUS e da proposta do curso de preceptores, no âmbito do COAPES

Foto: Priscilla Klein

Com o objetivo de traçar propostas pautadas na articulação ensino-serviço-saúde, visando aprimorar a qualidade da assistência à saúde, o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) se reuniu, nesta segunda-feira (29), com a Secretaria Executiva do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), para  apresentar as ações desenvolvidas no âmbito da formação educacional para os profissionais da saúde, na sede da Fiocruz, em Brasília (DF).

O diretor do DEGES, Hélio Angotti Neto, parabenizou a iniciativa. “Esse é o momento de analisarmos as propostas e reconhecermos o potencial que cada uma delas guarda para o nosso futuro e para o futuro do cidadão brasileiro. Precisamos buscar formas de avaliar a nossa educação, de avaliar os nossos resultados. A educação é um dos pilares estruturantes da assistência à saúde. Tanto a Fiocruz quanto o sistema UNA-SUS são grandes parceiros para atingirmos índices cada vez mais elevados de qualidade na formação educacional dos profissionais da saúde”, afirmou.

A secretária-executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, avaliou o momento importante para dar continuidade ao desenvolvimento da agenda de formação para a educação permanente dos trabalhadores de todas as categorias da área da saúde. “Nosso objetivo é trabalhar em prol da saúde pública utilizando as tecnologias educacionais como elementos estruturantes nesse processo. A UNA-SUS tem, ao longo de quase dez anos, desenvolvido ações e estratégias pedagógicas em consonância com as políticas públicas estipuladas pelo Ministério da Saúde, a fim de estender o aprendizado para a qualidade do serviço prestado à população”, garantiu.

As apresentações do Sistema UNA-SUS e do curso de preceptores, no âmbito dos Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e com o DEGES, foram pontos de destaque do evento, que também incluiu na programação uma visitação guiada à Fiocruz, com o intuito de apresentar as demais ações de formação presencial realizadas na sede do órgão.

Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa:

(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página