Ir direto para menu de acessibilidade.
    Você está aqui:
  1. Página inicial
  2. >
  3. Últimas notícias
  4. >
  5. Notícias SGTES
  6. >
  7. Ministério da Saúde promove reunião para construção do plano de trabalho anual da RET-SUS
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde promove reunião para construção do plano de trabalho anual da RET-SUS

Escrito por Gustavo Frasão | Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 18h43 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 18h43

O evento ocorreu em Brasília e reuniu mais de 100 atores envolvidos com a pauta de educação profissional de nível médio em saúde

Foto: Amilton Marques

Com foco nas ações de fortalecimento da Educação Profissional de Nível Médio no Brasil, o Ministério da Saúde realizou, entre os dias 21 e 22 de maio, uma oficina de trabalho com a participação de representantes institucionais da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) das cinco regiões do país, com o objetivo de consolidar o planejamento anual das atividades da Rede. O encontro nacional, realizado em Brasília (DF), contou com a presença de mais de 100 participantes.

O evento reuniu dirigentes de 40 Escolas Técnicas do SUS, além dos parceiros do Ministério da Saúde envolvidos com a temática. Na pauta, a construção coletiva do planejamento do plano de trabalho da RET-SUS para o biênio 2019/2020, em que foram discutidas ações relativas aos eixos: Gestão, Formativo-Pedagógico, Infraestrutura, Força de trabalho do SUS nas escolas e Financiamento.

O diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Hélio Angotti Neto, apresentou um panorama sobre as expectativas do MS para os projetos de educação profissional de nível médio no âmbito da RET-SUS e um balanço dos primeiros 100 dias de gestão da SGTES.

Já o representante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Luiz Ary Messina, explicou sobre a missão da RNP e apresentou os trabalhos realizados em parceria com o Ministério da Saúde. Ele também ressaltou a importância da conectividade e implementação de inovações tecnológicas nas escolas que compõem a rede, já iniciadas pelo uso das webconferências e implantação do Special Interest Group (SIG) de Segurança do Paciente, coordenado pela Escola Técnica Ena de Araújo Galvão, de Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Centro de desenvolvimento regional Sanitário do Ministério de Saúde de Moçambique. 

Dando continuidade às exposições, a coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde da (CGATES/SGTES/MS), Vanessa Murta Rezende, apresentou as competências regimentais atribuídas ao DEGES e apontou os objetivos propostos para a reunião, bem como a metodologia que seria utilizada para a elaboração do plano de trabalho.

Além da equipe técnica do Ministério da Saúde, a oficina contou com a participação do representante do Ministério da Educação (MEC), Rubens Martins; da representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Mônica Padilha; do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Haroldo Pontes; do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Márcia Cristina Pinheiro; e da diretora da Escola Técnica de Saúde do Espírito Santo (Etsus-ES), Sheila Cruz, escolhida como representante de todas as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), para participar da abertura dos trabalhos.

RET-SUS

A Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) está consolidada como referência no país para a formação profissional de nível médio na área da saúde e apresenta relevante contribuição para o desenvolvimento de processos de formação profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, seja por meio de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), Técnicos e Pós-Técnicos, na perspectiva da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Atualmente, a RET-SUS é coordenada pelo Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), por meio da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES).

Por Amilton Marques, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página