Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Dia D

Início do conteúdo da página

Especialidade de clínica médica é tema de debate em Fórum

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 15h24 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 15h24

O evento reuniu especialistas e representantes da saúde

foto forum

Foto: Natalia Pinheiro

Com o objetivo de avaliar a especialidade de clínica médica, as competências, a residência médica e perspectivas futuras no cenário nacional, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) participou, na última sexta-feira (12), em Brasília, do IV Fórum de Clínica Médica.

A secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, reforçou a importância da especialidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). “A gente quer na porta de entrada do SUS, onde nós começaremos a resolver os grandes problemas, pessoas qualificadas. Há muito para se pensar juntos. Nas emergências brasileiras e nas portas de entrada do SUS nós deveríamos ter os melhores profissionais. É preciso investir na qualificação profissional”, destacou. 

O evento, realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), contou com a participação de palestrantes internacionais, representantes do governo, de operadoras de saúde e especialistas médicos. Ao longo do dia, foram realizadas mesas redondas, com temas como a formação do médico especialista em Medicina Interna, o que pensam os gestores de saúde, a formação atual e competências para atender as necessidades atuais, o estudo financeiro do custo da formação, além da Premiação da II Olimpíada Brasileira de Medicina Interna.

“Não é aceitável que a gente queira ter pessoas qualificadas para atender a população sem incentivo. Também estamos reavaliando o conteúdo pedagógico dos cursos de medicina e residências. Há muito que se fazer em prol da saúde”, ressaltou a secretária Mayra Pinheiro.

Por Natalia Pinheiro, do NUCOM/SGTES

Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página