Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde participa do II Fórum Nacional Pró-SUS

Escrito por alexandreb.sousa | | Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 18h00 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2019, 18h02

Atenção Primária em Saúde foi tema central do debate

Foto: Natalia Pinheiro

 

Com o objetivo de discutir as perspectivas de trabalho do médico no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde, representado pela secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, participou, nesta terça-feira (23), do II Fórum Nacional Pró-SUS.

O evento discutiu temas como carreira médica federal, o programa Mais Médico e residência médica. “Há muito o que se discutir e há muito o que se fazer. O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação já estão trabalhando em parceria em relação à graduação e pós-graduação médica e outras pautas. Nós estamos revendo alguns pontos, tentando melhorar a formação profissional”, destacou Mayra Pinheiro.

Durante a conferência, a secretária da SGTES apresentou as ações que o Ministério da Saúde tem feito em prol da atenção primária no país. “Nós entendemos que a Atenção Primária à Saúde é o componente chave dos sistemas de saúde. Por isso é prioridade do Ministério da Saúde melhorar as condições para funcionamento adequado das unidades da Estratégia Saúde da Família. Pensando nisso, o Ministério da Saúde criou uma secretaria específica para a atenção primária e está implementando uma série de medidas, como o Programa Saúde na Hora”, destacou.

O Fórum

Realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o II Fórum Nacional Pró-SUS reuniu, além do Ministério da Saúde, representado pela secretária da SGTES, Mayra Pinheiro; a representante do Ministério da Educação, Rosana Leite de Melo; o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Gutemberg Fialho; o presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Júnior; o diretor de Atendimento ao Associado da Associação Médica Brasileira (AMB), Márcio Fortini; o 2º secretário da Associação Nacional dos Médicos residentes (ANMR), Francisco Coleho e o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS e conselheiro federal, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Por Natalia Pinheiro, do NUCOM/SGTES

Atendimento à imprensa
(61) 3315-3580

Fim do conteúdo da página