Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

borboletas

Início do conteúdo da página

Seminário sobre Pró-Residência promove homenagem a um dos pioneiros da residência médica

Escrito por Gustavo Frasão | | Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 18h57 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2019, 18h57

Durante o evento aconteceu a homenagem ao médico Adnan Neser pela sua contribuição para a formação médica por mais de 50 anos

Foto: Eduardo Grisoni

O Seminário Nacional de Pró-Residência Médica, realizado entre os dias 23 a 25 de setembro, em Brasília – DF, foi o cenário de homenagem ao Médico Adnan Neser por sua contribuição em defesa da Medicina, Ensino Médico e da Saúde Pública Brasileira.

A mesa da saudação foi composta pela secretária da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Silvia Waiâpi, o diretor do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS), Alessandro Glauco dos Anjos de Vasconcelos, o diretor do Departamento de Educação na Saúde (DEGES), Hélio Angotti Neto, e o representante da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM), José Roberto de Souza Baratella.

“O que impressiona na trajetória do Dr. Adnan é a capacidade de ele saber de decretos, leis, atas, lembrando das datas e até mesmo da página. Receber esta homenagem é importante para que ele saiba que todo o esforço que fez durante sua vida tem o devido reconhecimento”, registrou José Roberto de Souza Baratella, médico convidado para fazer a saudação e entregar a placa de homenagem.

Com mais de 50 anos de exercício profissional, Adnan Neser é cirurgião vascular e, desde o começo da sua trajetória, vem atuando para o aprimoramento da formação profissional e da saúde pública brasileira. Com atuação importante na fundação e consolidação das estruturas que contribuem para o aprimoramento do ensino-aprendizagem, ele foi o segundo presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), sendo esta associação o núcleo de criação da Comissão Nacional de Residentes Médicos (CNRM).

 “Eu fico comovido pela homenagem e pela fala do Baratella, pois nós somos companheiros desde 1962, quando ingressamos no curso de medicina. Eu também me sinto bastante honrado pelo acolhimento dos demais integrantes da mesa. É muito satisfatório estar entre amigos”, falou o homenageado, que ainda compartilhou a honraria com outros médicos e conclui a sua fala registrando que o resultado do seminário se refletirá nas novas normas e políticas que estão sendo discutidas para a residência.

O evento foi realizado pelo Departamento de Gestão do Trabalho (DEGTS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)  do Ministério da Saúde e contou com a presença de representantes do Ministérios da Saúde, do Ministério da Educação, profissionais e autoridades da área da saúde do Brasil, bem como representantes das organizações e instituições profissionais, residência médica e gestores públicos estaduais e municipais.

PRÓ-RESIDÊNCIA MÉDICA

O Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas foi lançado em 2009, com o intuito de incentivar a formação de especialistas, na modalidade Residência Médica, de especialidades e áreas de atuação, priorizando regiões que apresentem vazios de formação assistencial.

O Seminário Nacional de Pró-Residência Médica marcou os primeiros dez anos do Pró-Residência Médica, e teve entre os objetivos discutir e analisar as prioridades do programa para os próximos anos, além de construir estratégias de potencialização dos resultados da formação em residências médicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A palestra de abertura do seminário teve como tema a Residência Médica e Médicos Especialistas no Brasil – Expansão da Oferta e Desafios da Pesquisa, ministrada pelo professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva (DMP), da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Mário Scheffer.

Por Nucom, do NUCOM/SGTES
Atendimento à imprensa:
(61) 3315.3580

Fim do conteúdo da página