Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

INFORME AS DOSES E ESTOQUES DAS VACINAS EM SEU MUNICÍPIO ATÉ 30/11

Início do conteúdo da página

Brasileiro Ciro de Quadros, pioneiro na erradicação da pólio, é “Herói das Américas em Saúde Pública”

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quarta, 16 de Abril de 2014, 19h47 | Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2014, 10h36

O Dr. Ciro de Quadros, epidemiologista brasileiro que foi figura central na erradicação da poliomielite na América Latina e no Caribe, foi nomeado como “Herói das Américas em Saúde Pública” pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS). 

Quadros recebeu a honraria das mãos da Dra. Carissa F. Etienne, diretora da Opas, no último dia 25 de abril, durante simpósio internacional sobre vacinas que marcou o 20º aniversário do Instituto de Vacinas Sabin, instituição que tem Ciro de Quadros como vice-presidente executivo.

"A longa e distinta carreira de Ciro em saúde pública não só coincidiu, mas, de fato, acelerou o crescimento do uso de vacinas para salvar vidas e eliminar doenças nas Américas", disse Carissa Etienne. "Nós, da Opas, acreditamos que ninguém fez mais para estender os benefícios da imunização para as pessoas em todas as Américas".

 "Estou profundamente honrado por ser reconhecido pela Opas e de ter feito parte dos esforços de imunização da América Latina", agradeceu Quadros.

No final de 1970, Ciro de Quadros, gaúcho de Rio Pardo, fundou o Programa Expandido de Vacinação na Opas, o que ajudou os países da América Latina e do Caribe a disponibilizar vacinas para as suas populações, o que ocorria anteriormente apenas em países mais ricos.

No início de 1980, o epidemiologista iniciou sua luta pela erradicação da poliomielite nas Américas, e nos anos seguintes, mobilizou com sucesso o apoio de outros especialistas de imunização, outras organizações e autoridades de saúde dos estados membros da Opas.

"Sua liderança e visão foram fundamentais para a nossa região se tornar a primeira no mundo a erradicar a pólio. É uma história de sucesso que inspirou a campanha de erradicação da poliomielite global", disse Etienne. "A lista de suas contribuições é muito maior, mas todos nós aqui estamos conscientes de que Ciro de Quadros tem sido uma força para o bem na nossa região e no mundo".

 Com informações Opas/OMS

 

Fim do conteúdo da página