Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

Todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo

Início do conteúdo da página

Nota de pesar pelo falecimento do Dr. Luiz Hildebrando

Escrito por Leonardo | | Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2014, 18h51 | Última atualização em Sexta, 26 de Setembro de 2014, 10h25

Dr. Luiz Hildebrando Pereira da SilvaFaleceu nesta quarta-feira (24), aos 86 anos, o Dr. Luiz Hildebrando Pereira da Silva, um dos maiores especialistas em todo o mundo sobre malária. Vítima de falência múltipla dos órgãos, o cientista havia se internado no dia 8 de setembro no Incor, em São Paulo, para o tratamento de uma pneumonia.

Luiz Hildebrando era casado e pai de cinco filhos. Atuava como pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desenvolveu inúmeras pesquisas sobre a malária e era reconhecido como um dos maiores pesquisadores de doenças tropicais no mundo.

Membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Controle da Malária, do Ministério da Saúde, Luiz Hildebrando graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e trabalhou como pesquisador na Bélgica e na França. Foi também aluno, professor e diretor de departamento do Instituto Pasteur, em Paris.

Optou por trabalhar na Amazônia, onde se dedicou aos estudos sobre malária e outras doenças tropicais. Foi autor de 80 trabalhos científicos publicados sobre malária e numerosas pesquisas sobre outras patologias.

Em 2011, o Dr. Luiz Hildebrando participou da 11ª Expoepi - Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, da Secretaria de Vigilância em Saúde, quando apresentou dados sobre a malária em Rondônia. Na ocasião, ele destacou que o tratamento de assintomáticos e a quimioprofilaxia podem contribuir com a diminuição do número de casos da doença naquela região.

Aos amigos e familiares do Dr. Luiz Hildebrando Pereira da Silva, o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, em nome de toda a SVS, expressa os seus sentimentos de pesar.

 

Crédito da foto: Leo Ramos

Assuntos em destaques

Fim do conteúdo da página